O marketing digital tem ganhado cada vez mais força entre as empresas. Segundo pesquisas, no ano passado, cerca de 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento. Dito isso, venha descobrir o porquê do marketing digital ser tão importante para o crescimento da sua empresa.
O que é marketing digital?
O marketing digital são ações e estratégias desenvolvidas para se comunicar com potenciais clientes na internet, divulgando sua marca ou produto. A internet já faz parte de nossas vidas e é praticamente impossível pensar em qualquer atividade cotidiana que não tenha sido impactada pela transformação digital.
O Marketing Digital trouxe uma verdadeira revolução em termos de consumo e relacionamento com marcas e negócios. Hoje, existem diversos empreendedores de sucesso que utilizam as estratégias como principal pilar do seu negócio e obtêm excelentes resultados.
Atualmente, o marketing digital é uma das principais estratégias usadas para alcançar e se relacionar com clientes em potencial. Algumas estratégias conhecidas são SEO, e-mail marketing, Inbound marketing, Marketing de Conteúdo e muito mais.
Para que serve o marketing digital?
O marketing digital serve para atingir o objetivo principal de todas as empresas: vender. Porém, para chegar até ele existem muitas técnicas, formatos e estratégias diferentes. O objetivo, sempre foi se conectar com a audiência, conversando com ela no lugar e no tempo certos. Portanto, se você pretende empreender online, precisa estar presente onde o público passa a maior parte do tempo: na internet.
Quais são suas vantagens?
O marketing digital permite que os resultados sejam medidos e conferidos praticamente em tempo real. Confira algumas das principais vantagens do marketing digital:
Mais interatividade com a audiência
Um dos principais motivos do marketing digital está crescendo cada vez mais, é por causa da interatividade com o público que ele oferece. Com os canais e com os meios digitais, o público consegue interagir com as marcas, opinar sobre os produtos e serviços e compartilhar os conteúdos.
Permite segmentar o público com precisão
Com o marketing digital é possível direcionar as mensagens e conteúdos para as pessoas certas, ou seja, apenas para aqueles usuários com perfil ideal para seus objetivos. Nos canais online, você pode segmentar o público com muito mais precisão por meio de características como faixa etária, gênero, nível de escolaridade, localização geográfica e até gostos e hábitos de consumo. Assim, você tem uma campanha mais certeira e que conversa de verdade com o consumidor. E quando seu conteúdo está alinhado aos interesses do público, a chance dele fechar negócio com você é muito maior.
Qualquer empresa pode investir
Como o marketing digital é muito mais barato do que o marketing tradicional, também pode-se dizer que é mais democrático. Enquanto comerciais em TV, anúncios em jornais e outdoors costumam ser ações reservadas para empresas de grande porte, o Marketing Digital pode ser aplicado por qualquer um. A internet permite que até mesmo pequenos empreendedores digitais usem os canais online para divulgar suas marcas e produtos, sem gastar muito e sem precisar de uma grande equipe.
Economia de custos
O marketing digital exige menos recursos e profissionais para ser colocado em prática. Os anúncios em redes sociais, por exemplo, exigem apenas uma fração do investimento de uma estratégia offline. Além disso, como também é possível segmentar o público com muito mais precisão, os recursos são investidos com muito mais eficiência.
Permite analisar e mensurar as ações
Graças a segmentação, você é capaz de direcionar sua comunicação para o perfil exato do seu público-alvo. Além disso, as ferramentas online permitem acompanhar em tempo real os resultados das campanhas com total precisão.
Principais estratégias de marketing digital
Como a internet é um mundo bastante amplo e sempre com novidades, não existe uma única maneira de fazer marketing digital. Na verdade, existem diversas estratégias e novas técnicas aparecem todos os dias, e o que todas elas têm como objetivo fortalecer uma marca e melhorar o relacionamento com o público.
Abaixo, veja as principais e mais usadas estratégias:
Inbound marketing
O Inbound Marketing, também chamado de “marketing de atração”, busca atrair o público, despertando o interesse pela marca, principalmente por meio da produção de conteúdos. Nessa estratégia, as empresas procuram compreender necessidades dos clientes em potencial para oferecer soluções mais assertivas para seus desejos e necessidades. No inbound marketing, é o cliente que procura a empresa quando percebe que tem um problema.
E-mail marketing
Essa estratégia consiste no envio de mensagens de e-mail para uma lista de contatos e pode ser utilizada para fortalecer a marca, divulgar produtos e serviços, se comunicar com potenciais clientes e vender. Segundo dados do Hubspot, negócios que utilizam o e-mail marketing conseguem gerar até 50% mais leads qualificados, com mais chances de comprar. Uma grande vantagem desse tipo de conteúdo é que ele permite segmentar as listas e acompanhar de perto dados como alcance, abertura e respostas.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo consiste na produção de conteúdos relevantes para atrair e converter o público. Seu objetivo, é despertar o interesse do público em sua marca e oferecer conteúdos e informações relevantes, que o ajude a solucionar seus problemas.
SEO
Para fazer com que sua marca tenha mais visibilidade e credibilidade, é essencial saber mais sobre a estratégia de SEO. O SEO consiste na otimização de páginas da web para os motores de busca, como o Google. Assim, os conteúdos têm mais chances de aparecerem nas primeiras colocações do resultado de busca, gerando mais tráfego.
Redes sociais
Já não dá mais para falar de marketing digital sem citar as mídias sociais. Elas são um excelente canal para interagir, se comunicar com o público e oferecer conteúdo de qualidade. Instagram, facebook, youtube… Além de interagirem entre si, os usuários desses canais também conseguem se aproximar de suas marcas favoritas, buscando informações sobre seus produtos e serviços. Assim, uma estratégia de marketing de conteúdo que inclua a gestão de mídias sociais pode ajudar a aumentar o alcance, a visibilidade e o número de vendas do seu negócio.
Conclusão
São várias as estratégias no marketing digital e os benefícios e vantagens são diversos. Por isso, não perca tempo e já entre em contato com a gente, a Hostconect é uma agência de marketing digital!!
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