O marketing sensorial é mais uma das estratégias do marketing digital, que visam um processo de compra mais natural e com maior autonomia por parte do cliente. Sua estratégia é cativar o consumidor por meio da provocação de 5 sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Desse modo, a intenção é que esses estímulos atinjam o subconsciente do consumidor e fazer com que gerem determinadas reações, que influenciam o comportamento de compra e geram uma necessidade de consumir. Continue a leitura para entender melhor essa estratégia e como ela é feita.
O que é o marketing sensorial?
O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza o estímulo dos cinco sentidos para despertar uma necessidade dos consumidores de adquirir seus produtos. Um exemplo de marketing sensorial é quando entramos em um restaurante que tem aquele cheiro delicioso da comida do local. Assim, é provável que na próxima vez que você entre no estabelecimento haja uma uma vontade de comer ali, aguçando seu paladar. Basicamente, são sensações que os consumidores acabam associando a determinada marca e isso cria um vínculo afetivo/sensorial que influencia na compra.
A audição, paladar e olfato, por exemplo, não estarão ligados diretamente com o seu negócio. A ideia não é comprar um carro de som ou desenvolver uma música para vender certo produto, mas sim despertar a necessidade em fazer a compra a partir de estímulos capazes de causar bem-estar, desejo e impulso (positivamente falando). Eles podem ser desenvolvidos em conjunto ou separadamente, ao selecionar aqueles que fazem sentido dentro das possibilidades de um negócio.
Vantagens e benefícios do marketing sensorial
O estímulo dos sentidos propicia uma experiência única da marca para seu consumidor, gera valor ao produto ou serviço e assim potencializa as vendas da empresa de uma forma e com uma abordagem mais sutil.
Os principais benefícios do marketing sensorial são:
- criar vínculos emocionais com o consumidor;
- estimular o desejo de compra, sem a necessidade de “empurrar” produtos;
- fidelizar e encantar clientes;
- explorar os produtos além do óbvio;
- desenvolver uma identidade inovadora e única.
Como consequência desse vínculo emocional e boa experiência com a marca temos a fidelização de clientes e com isso, há um aumento na geração de receita da loja, visto que as compras acontecem de uma forma mais natural pelo ambiente construído pelo marketing sensorial.
Os produtos também ganham destaque com o marketing sensorial, afinal o cliente pode explorar os produtos de forma não convencional. O que pode evidenciar características, detalhes e diferenciais do seu produto que não podem ser encontrados na concorrência.
Como os cinco sentidos atuam?
Conheça os tipos de marketing sensorial, e como estimular os sentido pode constituir uma estratégia bem sucedida para criar laços mais fortes, turbinando vendas:
Olfato
O Olfato é um dos sentidos mais importantes e poderosos na hora de construir a “personalidade sensorial” da sua marca. O marketing olfativo se concentra em estimular uma parte do cérebro humano, proporcionando experiências agradáveis para o consumidor por meio dos mais variados tipos de cheiros, deixando o ambiente mais aconchegante. O aroma tem a capacidade de intensificar a relação emocional do cliente com o espaço.
No marketing sensorial, o olfato é muito explorado pelas lojas de roupas e comércios de alimentos com uso de perfume. Por isso, pensando na construção da sua marca é importante que todos os seus pontos de venda tenham o mesmo aroma.
Paladar
A estratégia do paladar está relacionada com as associações de sentimentos e lembranças positivas do cliente com a marca, o principal gestor de emoções é a memória, principalmente lembranças mais afetivas. Por isso, ao comer alguns alimentos o nosso neurotransmissor libera dopamina, causando sensação de bem-estar e despertando o sentimento de recompensa depois de um esforço. É desta forma que as pessoas ficam encantadas ao saborear determinadas comidas.
Visão
A visão é o sentido mais importante para o homem, e é um sentido poderoso quando se trata do reconhecimento da marca. A visão é um fator crucial para a motivação na hora de realizar a compra, por isso é necessário criar uma identidade visual para sua marca.Quando lembramos dos conceitos de identidade visual, estamos afirmando a necessidade de criar uma unidade para a marca, assim, sempre que o cliente ver cores, formas ou fontes, se lembrará de você.
Escolha uma combinação de cores e fontes únicas que facilite com que o clientes sempre lembrem de você ao visualizarem tais tons e estilo de grafia. Seja criativo, mantenha sua loja sempre decorada, organizada, com um boa iluminação e com as cores certas para fortalecer seu posicionamento e a identificação da marca.
Audição
A audição, juntamente com o olfato, é uma ótima ferramenta de associação subjetiva. A música mexe com o emocional do consumidor, podendo despertar diferentes sensações e alterações de humor, então se a música for escolhida da maneira certa pode estimular a compra por impulso e aumentar o ticket médio. Uma boa estratégia, é criar uma playlist pensando no público para tocar na sua loja, fazendo com que seja um ambiente agradável de estar.
Tato
É muito difícil um consumidor entrar na loja e não colocar as mãos nos produtos, eles não compram só com os olhos, mas utilizam as mãos para sentir a textura dos produtos, a qualidade, etc. O tato é um exemplo de estratégia muitas vezes desenvolvida sem saber da existência do marketing sensorial.
Ter contato real com o produto faz toda a diferença. Sentir o tecido de uma roupa, experimentar a maquiagem na própria pele, entrar em um veículo e tocar no volante são exemplos de ações que são desenvolvidas justamente para aguçar o estímulo do tato e dar um gostinho daquele produto para o cliente.
Conclusão
O marketing sensorial já é aproveitado de forma inovadora pelas marcas para estimular e criar vínculos sensoriais e emocionais com seus clientes. Por isso, é importante saber mais sobre o assunto para ter mais conhecimento sobre as estratégias. Clique para entrar em contato com a Hostconect para saber mais sobre o marketing sensorial e outros tipos de estratégias!!
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