A inteligência de marketing é apontada por diversos especialistas contemporâneos como uma das ferramentas mais eficazes e indispensáveis para que as empresas possam enfrentar as turbulências do dia a dia. Venha saber mais sobre essa ferramenta e como ela funciona.
O que é inteligência de marketing?
Inteligência de marketing é o conjunto de processos e técnicas de uso dos dados com o objetivo de otimizar as estratégias e trazer melhores resultados na área de marketing. A intenção é estruturar as informações para que elas apoiem as decisões de marketing, de maneira que a empresa corra menos riscos, conheça melhor o consumidor, aproveite as oportunidades do mercado, e com isso, torne-se mais competitiva.
Para isso, as empresas devem dispor de um sistema de inteligência de marketing que conte com ferramentas e estratégias de tratamento, coleta e análise de dados.
Embora a inteligência corresponda a uma área do marketing, o sucesso da sua implementação depende da aderência de toda a equipe. Quando os dados se tornam centrais para as estratégias, todas as decisões devem ser baseadas neles.
A inteligência de marketing, utilizada de forma correta, pode lhe trazer informações valiosas para que seu produto e sua marca consigam chegar até o seu público alvo mais rapidamente, aumentando a geração de leads e conversões. Todos os dias, especialistas de marketing são capazes de coletar uma infinidade de dados que, quando interpretados e utilizados no planejamento de estratégias, contribuem para que a equipe de vendas possa melhorar os resultados.
Quais são as áreas da inteligência de marketing?
Vamos mostrar agora as principais áreas que fazem parte desse sistema. É importante notar que essas áreas podem e devem atuar em conjunto, a fim de gerar mais inteligência para o marketing.
Além disso, elas não se limitam a essas áreas que vamos apresentar. É possível aplicar inteligência em diversas estratégias de marketing, por isso é importante identificar quais áreas de marketing estão no seu foco.
São elas:
Inteligência competitiva
Inteligência competitiva é o conjunto de processos de coleta e análise de dados com foco nos concorrentes, a fim de diferenciar e destacar o seu negócio no mercado.
Para isso, a organização deve olhar para os seus processos internos, a fim de perceber a sua situação, e para as forças externas, a fim de identificar os movimentos do mercado e se preparar para eles.
Inteligência de preço
A inteligência de preço, foca na precificação dos produtos da empresa. A definição de preços é uma decisão estratégica, que também precisa ser embasada em dados internos e externos.
O objetivo da inteligência de preço, é se posicionar estrategicamente em relação aos concorrentes, mas também definir preços que gerem lucratividade e sustentabilidade para o negócio.
Inteligência de produto
A inteligência de produto foca no marketing de conteúdo. A intenção é perceber como os consumidores estão usando o produto, quais necessidades precisam ser atendidas, como se diferenciar da concorrência, entre outras estratégias. Os dados podem ser usados para aprimorar o desenvolvimento do produto, a fim de oferecer uma melhor experiência ao consumidor.
Inteligência de social media
A inteligência de social media é focada nos dados e estratégias das plataformas de redes sociais. A inteligência de social media, se baseia principalmente na coleta e análise de dados sobre a interação dos usuários com a marca.
Os insights gerados pelos dados podem ser usados para otimizar as próprias estratégias de marketing digital e social media, mas também geram inteligência para outras áreas de negócio, como produto e vendas.
Qual é a importância da inteligência de marketing?
Optar por determinadas ações em oposição a outras tendo apenas suposições como base raramente trará os resultados esperados. Com a filosofia data-driven que a inteligência de marketing proporciona, as decisões serão mais tangíveis, com consequências que tendem a ser mais benéficas para o crescimento do negócio.
A importância da inteligência de marketing, portanto, é coletar e analisar esses dados para que os profissionais tenham embasamento na sua tomada de decisões. Assim, os dados se tornam ativos estratégicos para os times de marketing.
Quais são os benefícios da inteligência de marketing?
Agora, vamos entender quais são os seus melhores benefícios e como eles vão ajudar a sua empresa:
Conhecer melhor o consumidor
A inteligência de marketing permite conhecer melhor o seu consumidor. Por meio do acompanhamento dos usuários na web e de pesquisas de mercado, é possível compreender o seu público-alvo e direcionar melhor as suas estratégias de marketing e comunicação.
Aumentar a relevância dos conteúdos
A inteligência de marketing contribui para analisar que tipo de material (e-book, vídeo, blog post, infográfico etc.) proporciona maior engajamento e os assuntos que, de fato, geram valor para a persona. Assim, é possível trazer as pessoas cada vez mais perto da sua empresa e das soluções que ela oferece. A geração de conteúdo relevante e de qualidade é uma excelente forma de criar autoridade para a marca.
Diferenciar-se da concorrência
Ao analisar o seu setor de atuação, você pode entender as dinâmicas do mercado. Você identifica as estratégias dos concorrentes e percebe se há uma potencial ameaça de novos entrantes no mercado ou de produtos substitutos.
Melhorar os resultados das estratégias
O principal objetivo da inteligência de marketing é melhorar as estratégias, para que elas se comuniquem melhor com os interesses e as necessidades do consumidor. Dessa forma, as estratégias conseguem alcançar os objetivos de marketing e do negócio como um todo.
Melhorar a experiência do consumidor
Se você pode conhecer melhor o consumidor e melhorar as suas estratégias, é sinal de que também é possível melhorar a experiência do consumidor com a sua marca. Você pode criar melhores soluções para as necessidades dos clientes e se comunicar melhor com eles, o que melhora a percepção da sua marca pelo público.
Conclusão
Agora que você viu a importância da inteligência de marketing e como ela pode ser essencial para o seu negócio, não perca tempo e já entre em contato com a Hostconect e converse com os nossos especialistas para saber mais sobre!
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