O e-commerce é uma loja online própria, exclusiva para suas marcas. Por outro lado, o marketplace é como um shopping virtual com várias lojas que vendem produtos no mesmo local. Para entender melhor a diferença entre os dois e saber qual a melhor escolha para o seu empreendimento, continue lendo.
O que é e-commerce?
E-commerce é um conceito muito amplo, ele é uma loja online própria, exclusiva para suas marcas, ele abarca todo tipo de comércio eletrônico, incluindo marketplaces. Contudo, quando se fala em e-commerce, quase sempre estamos nos referindo a uma loja virtual. Ou seja, uma empresa que vende seus próprios produtos e serviços pela internet. É importante entender o que é o e-commerce para tomar a melhor decisão para o seu empreendimento.
Assim, ao nos referirmos ao e-commerce estamos falando desse espaço na internet que pertence a uma determinada empresa. Da mesma forma como ela teria uma loja física, ela tem essa loja no meio digital, com toda a estrutura sob sua responsabilidade. O lojista, tem total liberdade para tomar decisões sobre layout, formas de pagamento, frete, oferecer promoções, descontos, dentre outros. Você estaria no controle do seu empreendimento.
Entretanto, também será de sua responsabilidade implementar tudo isso ou contratar empresas e profissionais que façam essa implementação. Os custos são todos do próprio lojista, bem como a divulgação para alcançar o público, efetuar as vendas, fazer a entrega, e assim por diante.
O que é marketplace?
No marketplace, diversos vendedores oferecem seus produtos e serviços a milhares de compradores usando uma mesma plataforma. É um modelo que facilita e traz benefícios tanto para quem compra, quanto para quem vende. Por isso, se você deseja empreender com sucesso, criar um marketplace pode ser uma ótima jogada.
Qual é a diferença entre eles?
Antes de começar, vamos dar uma olhada na definição básica de cada modelo:
- E-commerce: loja independente onde o consumidor pode adquirir produtos diretamente com a empresa.
- Marketplace: sites de terceiro, alto tráfego, uma grande variedade de produtos e muitos vendedores que vendem lado a lado.
O marketplace atrairá muitos visitantes todos os meses, mas você competirá com centenas de vendedores. Em seu próprio e-commerce, você terá seus próprios canais e, em troca, precisará desenvolver uma estratégia para atrair tráfego para a loja e estimular conversões.
Investimento
Para vendedores, o investimento para vender em um marketplace é ligeiramente menor do que no e-commerce. Afinal, basta que o vendedor se filie à plataforma e comece a vender. No e-commerce, o empreendedor ainda precisará se preocupar com a abertura e a manutenção de seu site.
Porém, abrir o seu próprio marketplace exige um investimento maior do que o e-commerce. Isto porque existem alguns custos relacionados a tecnologia, marketing, gateway de pagamento e outras despesas que podem comprometer o orçamento. Porém, se tiver sucesso, as chances de lucratividade e crescimento do marketplace também são consideravelmente maiores.
Marketing de relacionamento
O funcionamento do marketplace não permite que os vendedores se comuniquem com os clientes fora do site. Isso significa que promoções ou anúncios de novos produtos não podem ser enviados aos consumidores.
Esse é um aspecto que influencia na escolha da decisão do canal, pois é mais fácil e barato reter clientes do que conquistar novos clientes. Sem uma lista de compradores, o empreendedor só pode contar com novas vendas porque não pode fazer recompra ou trabalho de fidelidade.
Visibilidade
A visibilidade no marketplace é bem maior do que no e-commerce. A plataforma reúne muitos vendedores, ela também reúne um alto número de clientes. São compradores a todo o momento acessando a sua vitrine virtual na plataforma.
O e-commerce, para ter visibilidade, dependerá de alguns fatores a mais: consolidação da marca, bom marketing, identidade visual, etc. Para quem vende no marketplace, basta começar a negociar.
Contudo, para quem irá abrir um marketplace, o desafio inicial da visibilidade é similar ao do e-commerce. Isto é, são duas empresas novas, precisando se firmar e se provar.
Alcance
Vender pela Internet significa que você deseja atingir um público amplo, o que requer muito investimento em marketing. Mas, como sabemos, quem está construindo seu próprio e-commerce nem sempre tem tanto dinheiro para realizar atividades ousadas.
É aqui que o marketplace se torna vantajoso, pois gera grande tráfego de visitantes. Para quem ainda não conhece, essa é uma excelente forma de manter as vendas ativas até ganhar certa reputação e aumentar o tráfego em seu próprio e-commerce.
Segurança
Outro requisito que muitas vezes desestimula os empreendedores online é a segurança dos dados. Em seu próprio e-commerce, você deve tentar contratar os melhores serviços de segurança para garantir que os dados de seus clientes não sejam roubados por ninguém.
No marketplace, esse problema é da empresa que administra o shopping virtual, afinal, quando surge um problema, é a marca de e-commerce que enfrenta uma crise de imagem. É por isso que eles investem pesadamente em SSL, criptografia de dados, selos de segurança e outras soluções.
Tráfego e Branding
No e-commerce próprio, o foco está na segmentação do cliente final, enquanto no marketplace os esforços são pulverizados entre varejo e revendedores.
Ter um e-commerce próprio significa investir em mídia paga para gerar tráfego para o site. Existe uma vantagem na conversão, pois os produtos são de uma única empresa, sem concorrência interna. No marketplace, as lojas anunciam seus produtos e concorrem entre si.
O e-commerce próprio tem uma vantagem extra: o branding. O gestor foca em uma única marca e ajuda a promover a fidelização e a lealdade do consumidor, resultando em maior lifetime value do cliente.
Em um marketplace, todas as marcas e mercadorias são apresentadas juntas. Isso beneficia o comprador porque ele não precisa procurar produtos complementares ou concorrentes fora dali.
Como funciona a venda em um Marketplace?
Para fazer vendas em um marketplace, os lojistas apenas precisam aceitar suas condições e termos de serviços. Cada marketplace tem as suas próprias regras e formas de trabalho, mas o modo geral de funcionamento é o mesmo: autoriza diversas empresas e marcas a divulgarem suas mercadorias. Não há distinção entre elas, por isso, a exposição não é exclusiva para você ou qualquer outro contratante.
Quanto ao alcance do público, você não terá uma segmentação para o seu cliente em potencial, já que esse tipo de plataforma trabalha de uma forma generalizada. Mas é verdade que consegue alcançar um grande número de pessoas.
As transações de vendas podem ser realizadas dentro desse espaço ou o cliente ser redirecionado para o site da marca. Em ambos os casos, o próprio lojista tem a responsabilidade de fazer o envio dos produtos.
Quanto às formas de pagamento, geralmente são bem diversificadas, oferecendo uma boa experiência para o público. Considere que alguns marketplaces, quando fazem a intermediação do sistema de pagamento, podem reter o valor até que haja confirmação do envio do produto, ou o recebimento dele pelo cliente.
Quais são as vantagens de ter seu próprio E-commerce?
A diferença entre e-commerce e marketplace também ressalta as vantagens de cada um deles. Mas não podemos negar que no segundo caso você terá menos liberdade para criar a sua loja, não terá um marketing totalmente direcionado para o seu público e ainda contará com uma concorrência acirrada, colocando o seu produto ao lado do de outras empresas e empreendimento.
Em função de tudo isso, pode ser mais vantajoso optar por ter o seu próprio e-commerce. Desse modo, você terá autonomia com a sua loja, ao mesmo tempo que poderá fazer a integração com marketplace para atuar nos dois espaços e aumentar o seu alcance de mercado.
Qual é a melhor opção E-commerce ou Marketplace?
Essas duas estratégias de vendas têm seus prós e contras. O ideal é manter os dois ao mesmo tempo para poder ganhar dinheiro com o marketplace e, ao mesmo tempo, construir a reputação de sua empresa.
A vantagem é que você pode contar com uma plataforma que permite a integração entre o e-commerce e o marketplace, ou seja, o compartilhamento de dados pode otimizar todo o seu trabalho e ampliar muito as oportunidades de vendas.
Portanto, se o e-commerce ou o marketplace têm um propósito comum para fins comerciais, de que forma eles são diferentes? Exceto pelas diferenças básicas envolvendo operações e custos, cada diferença está relacionada ao cliente de uma forma específica.
Embora vender no próprio e-commerce seja uma forma de aumentar a credibilidade, dar segurança aos clientes e melhorar o seu empreendimento, o marketplace pode proporcionar maior visibilidade e eliminar custos por meio da plataforma. O melhor canal de vendas para operar dependerá dos produtos vendidos, das necessidades dos clientes e de seus objetivos.
Conclusão
Esperamos que você tenha conseguido entender a diferença dos dois modelos de venda, pois assim, será possível tomar a decisão mais assertiva para o seu novo empreendimento. Clique aqui e entre em contato com a Hostconect para saber mais sobre e conversar com os nossos especialistas!
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