Para atingir um determinado público-alvo é preciso estudar as trends e tendências do marketing digital e das redes sociais. Afinal, as trends ajudam a atrair o público para o seu conteúdo e fazem com que eles queiram saber mais sobre a sua marca. Confira nesse artigo tudo sobre as trends!
O que é trend?
Trends são as tendências das mídias sociais, mais conhecidas como “modinhas” que estão acontecendo no momento. Ou seja, elas se referem aos conteúdos que estão em alta: danças, coreografias, desafios, dublagens de vídeos e etc…
Esse termo também é relacionado ao fluxo de pesquisas por determinada palavra. Assim, se a expressão aparecer no topo das buscas, ela é uma trend.
As trends são uma forma de um conteúdo bombar nas redes sociais, fazendo com que ganhe mais visualizações e tenha muitas mais buscas e procura.
Como utilizar as trends como uma estratégia de marketing digital?
Hoje em dia, as redes sociais são o principal meio de comunicação que ajudam não só no relacionamento entre as pessoas, mas também em um ambiente onde as marcas e empresas podem divulgar seus produtos e serviços.
Dessa forma, as trends surgem como uma forma de se comunicar com o público de forma natural e espontânea.
Adotar as trends como uma estratégia de marketing significa atender os desejos dos clientes de um jeito descontraído e leve. Afinal, não basta apenas atender os clientes e vender seus produtos, é essencial criar e manter uma relação de proximidade com os clientes.
Como adaptar uma trend ao meu ramo de atuação?
Antes de começar a pensar nisso, é preciso que você conheça o seu público-alvo, pois só assim, você vai conseguir saber por qual forma de pesquisa de trend optar. Isso porque, ao mostrar para o público que você sabe sobre o seu negócio
Depois disso, é bom observar a concorrência e ver a repercussão de determinada trend entre os seguidores. Assim, você consegue ter uma ideia de qual caminho seguir.
Quais são as trends mais utilizadas?
As trends têm o mesmo propósito e significado em todas as redes sociais, mas o que muda é a forma como elas são feitas e usadas em cada plataforma. Confira agora cada uma delas:
1- Trends do Instagram
O instagram é uma das redes sociais mais acessadas do mundo, se não a maior. Por isso, algumas trends também surgem por lá.
Para pesquisar as trends nessa plataforma, vá na aba do reels para ver o que o público está postando, quais são as músicas mais utilizadas nas edições e quais são as #hashtags das trends.
Além disso, também é possível ir na aba de músicas, pelos stories do instagram, e observar quais são as músicas que estão em alta.
2- Trend no TikTok
No Tiktok as trends são feitas por vídeos produzidos no aplicativo. Logo, tudo o que estiver em alta na plataforma, como os desafios, danças, tutoriais de maquiagens ou dublagens podem fazer parte de uma trend.
O lado bom do Tiktok, é que ele é uma plataforma de fácil acesso e você pode pesquisar as tendências dentro do próprio aplicativo. Para isso, basta você procurar pelas #hashtags populares.
O Tiktok também tem uma conta oficial no instagram, onde ele posta e mostra as trends em tempo real – @tiktoktrends
3- Trend no Twitter
Diferentemente das outras redes sociais mencionadas, o Twitter prioriza os textos. Logo, ele é uma plataforma usada para lançar novidades de forma instantânea.
Para pesquisar as trends no twitter, vá na aba de explorar e em seguida clique em “assuntos do momento”. Lá você acompanha os assuntos em alta e o que está sendo falado a respeito.
4- Google Trends
Além das mais famosas redes sociais, você também pode pesquisar pelas trends utilizando a plataforma do Google Trends.
O Google Trends é uma ferramenta que disponibiliza os assuntos e palavras-chaves mais pesquisados pelos usuários. Essa ferramenta é uma espécie de banco de dados que mostra o histórico do Google por um determinado termo. Assim, você consegue sair na frente dos seus concorrentes.
Quais são os tipos de Trends?
Existem 3 tipos de tendências que dominam a redes sociais, confira agora quais são elas:
1- Tendências
As tendências são super famosas nas mídias sociais, elas são consistentes porque mudam a sociedade. O trabalho em home office é um exemplo de tendência, pois empresas e comércios adotaram essa tendência.
2- Modismo
O modismo é uma tendência de curta duração, pois não tem um significado cultural relevante então passa rápido.
3- Megatendências
As megatendências são mudanças mais permanentes e que causam mais impacto na sociedade. Desse modo, elas evoluem juntamente com a tecnologia, como por exemplo, a inteligência artificial.
Quais são as principais tendências das mídias sociais nos setores de marketing?
Uma das coisas que mais tem chamado a atenção do público hoje em dia, são os conteúdos em vídeos. A tendência do conteúdo em vídeo veio para ficar e ganhou força no setor de marketing digital. Dito isso, se você tem um negócio/ marca e deseja alcançar mais pessoas, investir na produção de conteúdos de vídeo é uma boa ideia.
Muitas empresas acham que o engajamento é sinônimo de sucesso, quando na verdade, as vendas são. Quando você começar a entrar no mundo digital para divulgar o seu negócio, é essencial descobrir as diferentes táticas e estratégias que deverão ser usadas.
Conclusão
Se você tem o desejo de ter cada vez mais sucesso nas mídias sociais, é essencial estar por dentro das trends e tendências do momento. Para saber mais sobre as estratégias de mídias sociais e marketing digital, clique aqui e converse com os nossos especialistas!!
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