O planejamento estratégico de marketing consiste em um plano de ações que tem como objetivo, atingir os objetivos mercadológicos da empresa. Ele é um conjunto de ideias que orientam a empresa quanto às suas atividades. Por isso, se você tem uma empresa, continue lendo para entender mais sobre essa estratégia de marketing!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico são planos de ações integradas, é dele que nasce um plano que organiza práticas, que distribui recursos, guia condutas e mostra como acontecerá o movimento.
Seu objetivo é alcançar os resultados desejáveis, atingir metas e cumprir objetivos definidos. Ele também é utilizado para lançar uma nova marca ou novos produtos no mercado e aumentar, melhorar os resultados de vendas e aumentar sua participação no mercado.
Por que esse planejamento é importante para as empresas?
O planejamento estratégico de marketing é importante para a sua empresa, pois ele te ajudará a definir quais resultados desejamos ao negócio e como essas estratégias te levarão a eles. Veja abaixo uma lista das suas funções e o porquê dele ser tão importante:
- Sabe como levar as pessoas até a jornada de compras;
- Ajuda a melhorar as vendas;
- Entendem exatamente o que fazer para sintonizar as equipes até terem um objetivo comum;
- Diminuem a probabilidade de erros que façam com que a empresa tenha altos custos;
- Descobrem o caminho adequado, sem fazer com que as empresas percam de vista os seus valores.
Ou seja, contar com esse plano estratégico é algo extremamente importante para a sua empresa. Por meio dele, é possível otimizar os recursos da empresa que estão destinados a criar um relacionamento com o cliente e com a divulgação.
Quais são os tipos de plano de marketing?
Existem 3 tipos de plano, confira quais são eles:
Plano de marketing por estratégia
Além de um plano geral, existem planos de acordo com cada área do marketing. Ou seja, as equipes especializadas traçam planos mais detalhados sobre marketing digital, redes sociais, marketing de conteúdo, endomarketing, mídia paga…
Plano de marketing por níveis
Nesse tipo de plano, o planejamento estratégico descreve as estratégias e objetivos, mas as ações são apenas detalhadas no plano tático. Nele, entram os cronogramas, canais e orçamentos de cada ação.
Plano de marketing por campanhas
Uma ótima forma de executar essas etapas do planejamento é realizando a divisão das campanhas.
Nessa estratégia, primeiro se define quais serão as campanhas e depois quais serão as ações realizadas para impulsioná-las.
Esse plano pode ser relacionado com eventos e lançamentos de produtos.
Quais são os passos essenciais para um planejamento estratégico efetivo?
Para um planejamento estratégico ser efetivo e obter bons resultados, ele precisa ser seguido passo a passo e com muita atenção. Confira a seguir a lista dos passos essenciais:
1- Definir a persona: representação fictícia do que você considera ser o perfil de cliente ideal para a sua empresa;
2- Analise o ambiente: realizar uma análise profunda dos ambientes internos e externos do ambiente;
3- Estabeleça o seu mix de marketing: aspectos fundamentais que devem ser considerados no seu planejamento ( produto, preço, praça e promoção);
4- Defina seus objetivos: defina as metas e objetivos que você deseja alcançar com suas estratégias de marketing;
5- Monte um plano de ação: depois de definir as metas e objetivos, elabore um plano de ação para atribuir as responsabilidades;
6- Estabeleça um cronograma: é essencial que o seu plano de marketing tenha um cronograma para a execução das estratégias;
7- Defina o orçamento: é importante inserir o orçamento destinado para cada etapa e estratégia de marketing;
Qual a importância do plano estratégico?
Realizar um bom planejamento estratégico é fundamental para a equipe e para o setor. Afinal, só com um planejamento detalhado é possível destinar de forma inteligente e otimizada os esforços e recursos.
Além disso, o planejamento garante que todas as ações realizadas estejam alinhadas com o principal objetivo do negócio e que ajustem podem ser feitos de maneira estratégica.
Conclusão
É fundamental estabelecer um planejamento estratégico e investir em marketing digital para alavancar o seu negócio! Por isso, entre em contato e converse com os nossos especialistas.
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