A pandemia, sem querer, acabou abrindo portas para as vendas online e evidenciou a necessidade crescente por investimentos em e-commerce. Cada vez mais vemos as pessoas investindo em vendas online e abrindo seu próprio negócio no mundo digital. Continue lendo para saber mais sobre o e-commerce!
O que é e-commerce?
E-commerce, refere-se aos negócios que estruturam seus processos de compra e venda na internet. Com ele, todas as transações comerciais são feitas de forma online. Dessa forma, fica fácil de entender que o e-commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um site.
O e-commerce trata-se de um empreendimento que se diferencia pela estrutura de funcionamento. Vale a pena destacar que o e-commerce, digitaliza dois processos básicos: venda e atendimento ao cliente. A partir desse trabalho, ele abre portas para outras automações, como marketing, estoque e controle de finanças.
Crescimento do mercado de e-commerce
Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico ( Abcomm), são bastante otimistas em relação ao desempenho do comércio digital no Brasil nos próximos anos. Segundo a instituição, a expectativa é que pedidos, ticket médio e número de compradores subirão praticamente ano após ano até 2026.
A demanda por qualificação tem base tanto na experiência obtida após anos de crescimento do e-commerce, como na perspectiva do que está por vir.
A percepção de Dilmara Blinski, coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, é que o atual momento do e-commerce consolida esta modalidade como uma das principais geradoras de empregos no Brasil pós-pandemia:
“Mesmo que os empregos diretos e indiretos gerados pelo e-commerce estejam estabilizados neste ano, vamos lembrar que eles vieram de dois anos de puro crescimento. As vendas online seguem fortes em todas as regiões do Brasil e, por mais que tenhamos a estabilidade, o mercado cresceu 200% quando comparamos com um ano antes da pandemia” disse Dilmara.
As principais tendências para o e-commerce
Veja a seguir algumas tendências que facilitam o e-commerce crescer cada vez mais no mercado e ajudam você a entender melhor como funciona:
Investimento em logística
A logística é fundamental quando se fala em e-commerce, inclusive muitas marcas estão investindo em fretes mais baratos e com prazos mais curtos.
A ideia é otimizar a experiência do consumidor e garantir que sua jornada de compra digital seja cada vez mais próxima do que é proporcionado para os clientes em lojas físicas: praticidade e agilidade.
Uso das redes sociais
Hoje em dia, se vê cada vez mais as pessoas no ambiente virtual. Por isso, é fundamental que as marcas passem a utilizar as redes sociais para interagir com os consumidores e divulgar seu produto/serviço.
Físico ou Digital
Toda a jornada de compra deve ser integrada entre o físico e o digital. O mais importante é que o consumidor tenha diferentes opções, sempre de acordo com a sua preferência e demanda. Assim, ele pode escolher qual opção achar melhor receber/pegar o produto.
Vantagens e desvantagens do e-commerce
Muitos se perguntam o porquê dos consumidores preferirem o e-commerce, a resposta é simples, porque é bem mais prático, oferece um alto potencial de vendas e os preços costumam ser bem mais baratos e é exatamente isso que a gente procura, não é mesmo?
As três principais vantagens de escolher o e-commerce são:
- possibilidade de compra a qualquer hora;
- melhores preços;
- comparação de preço.
No entanto, ainda existem alguns fatores que levam os consumidores a optarem não realizar a compra. O principal é a questão da segurança e outro fator que impede a compra é o tempo de espera da entrega.
Como criar um e-commerce?
Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens do e-commerce, é importante saber como criar um! Então veja a seguir:
Criando um site
Para criar um site, você pode optar por usar uma plataforma ou criar uma loja virtual a partir de CMS. É importante lembrar de que um e-commerce precisa ser funcional e atraente.
Uma dica indispensável é a organização dos produtos, pois você precisa garantir que o cliente consiga encontrar rapidamente o que ele deseja.
Organizando o atendimento ao cliente
É essencial ter canais para estabelecer a comunicação com os clientes, a fim de receber feedbacks e esclarecer dúvidas. Outro exemplo importante é caso haja um consumidor insatisfeito, é necessário ter uma forma de entrar em contato para poder solicitar a troca ou o reembolso.
Caso não haja canais de comunicação entre a empresa e o cliente e isso faça com que eles percam a confiança no seu e-commerce, o reflexo negativo virá sobre o faturamento e as vendas.
Escolhendo o servidor
Outro fator no qual você deve se preocupar é se precaver de problemas técnicos, investindo então, em um bom servidor. Isso evitará vários problemas de um e-commerce mal planejado, como lentidão no carregamento e site “caindo”.
Fazendo gestão de estoque e logística de entrega
Com certeza, os maiores desafios de criar um e-commerce estão na gestão de estoque e logística de entrega. Para ter sucesso no seu e-commerce, é preciso saber estimar bem a demanda de produtos, evitando que os mesmos fiquem em falta.
Não se esqueça também de realizar a armazenagem dos produtos. Alguns itens específicos exigem condições especiais de estocagem.
Outro ponto importante é a área de cobertura da transportadora, para garantir que seja compatível com a localização dos seus clientes.
Planejando o sistema de cobranças
Para ter sucesso, é fundamental que o sistema de cobranças precisa ser extremamente seguro, já que seus clientes colocarão seus dados pessoais e bancários no sistema.
Conclusão
O e-commerce vem crescendo constantemente no mercado de trabalho pela sua praticidade e estratégias que fazem com que chamem atenção do público. Se você tem o desejo de criar um e-commerce e quer saber mais detalhes sobre, entre em contato com a Hostconect e converse com os nossos especialistas!!
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