Vantagens do marketing contábil para o seu negócio

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Toda empresa e profissional autônomo precisa de marketing para atrair clientes e mostrar o seu valor no mercado.  É assim também com os escritórios e profissionais de contabilidade, que devem criar estratégias de marketing contábil para ter sucesso nos seus negócios. Nesse artigo vamos abordar tudo sobre esse tipo de marketing, continue lendo!

marketing contábil

O que é marketing contábil?

O marketing contábil é uma ferramenta que ajuda a divulgar a empresa através de estratégias focadas no seu público-alvo. É o conjunto de estratégias utilizadas por escritórios de contabilidade e contadores para mostrar o valor dos seus serviços e fortalecer a sua marca no mercado, a fim de conquistar clientes e gerar lucro. 

Para que essa ferramenta seja realmente eficaz, é fundamental que esteja sob os cuidados de uma empresa de marketing digital, de preferência com especialização na área contábil.

O marketing contábil pode recorrer a pesquisas de mercado, ao aprimoramento dos serviços, à publicidade e propaganda, ao pós-venda, dentre outras estratégias. Ele é uma estratégia empresarial que busca otimizar os lucros, adequando a oferta de serviços às reais necessidades do cliente. 

Por que investir no marketing contábil?

O marketing para escritório de contabilidade surge como uma opção para que as empresas consigam divulgar o seu serviço para um número maior de pessoas, e assim, mostrar o seu valor e se diferenciar dos seus concorrentes. Dessa maneira, é possível atrair novos clientes e novos negócios.

Sua empresa estará em evidência tanto no ambiente online quanto no offline, fortalecendo cada vez mais a sua marca no mercado.

Quais são as vantagens de investir no marketing contábil

Investir no marketing contábil só trará vantagens, pois ele traz diversas vantagens que serão sentidas no cotidiano das pessoas. Nele, as estratégias têm efeito em médio e longo prazo, tudo depende de como elas serão aplicadas e o que se tem como objetivo com as ações. 

O marketing contábil traz ações e estratégias totalmente pensadas para atrair e converter possíveis clientes, em clientes reais. Outro objetivo dessa ação de marketing, é a construção da imagem de uma empresa ou profissional dentro do mercado. Isso fará com que o seu negócio cresça e tenha mais autoridade e credibilidade dentro do mercado. 

Por isso, construir ou manter uma boa reputação e reconhecimento de marca é essencial para contadores e escritórios de contabilidade. Confira, a seguir, alguns dos benefícios de investir em marketing contábil:

  • Ter estratégias planejadas: hoje o seu negócio vive sem planejamento estratégico? Para chegar onde se quer, é preciso entender qual caminho traçar e por onde ir;
  • Conquistar autoridade de marca: grandes marcas existentes no mercado não construíram a autoridade do dia para a noite. Investir em marketing para contabilidade é justamente isso – construir a autoridade da sua marca;
  • Ter um mapeamento da jornada de compras: quando você sabe o perfil do seu cliente e a jornada que ele faz até o momento da compra, fica mais fácil fazer com que sua marca seja a escolhida; 
  • Melhor tomada de decisão sobre investimentos: você saberá onde aplicar seus investimentos para resultados positivos e mais duradouros.  
  • Atrair visitantes:  com otimizações no site e blog, por exemplo, o seu cartão de visitas virtual receberá muito mais acessos, o que significa que outras pessoas conhecerão a sua marca;
  • Fidelizar clientes: quem não gosta de consumir de uma marca na qual se identifica com o propósito? Vendas é também sobre o porquê e não necessariamente sobre o quê; 

Para que serve o marketing contábil?

Se ainda não deu para entender o que é e para o que serve o marketing contábil, confira a lista das vantagens de investir em suas ações e estratégias: 

Ajuda a aumentar a carteira de clientes

As estratégias e ações de marketing contábil atraem clientes. Todas as suas ações servem para ampliar o alcance da sua marca e fazer com que mais pessoas conheçam seu negócio e paguem pelos seus serviços. Isso é algo básico para o seu negócio crescer e prosperar. 

Divulgar os serviços de contabilidade

O marketing de contabilidade serve para divulgar e vender serviços de contabilidade. A intenção dele é mostrar como eles funcionam e quais são as suas principais características, mas principalmente apresentar os benefícios que eles trazem para o dia a dia das pessoas ao resolver suas necessidades.

Fortalecer a marca do contador

O objetivo final do marketing contábil é vender, mas as estratégias também fortalecem a marca ao transmitir autoridade, confiabilidade e credibilidade. Na contabilidade, isso é essencial para os contadores, já que os clientes buscam parceiros para confiar suas rotinas contábeis e financeiras a eles. 

Construir relacionamentos

As estratégias de marketing contábil também servem para construir relacionamentos e mantê-los. Quando você fortalece os laços com clientes e potenciais clientes, consegue criar relações de confiança e mantê-los por mais tempo com os seus serviços.

As principais vantagens que o marketing contábil pode proporcionar à sua empresa são: 

  • Tornar a sua marca mais conhecida para o seu grande público;
  • Conseguir maior destaque que sua concorrência;
  • Maior prospecção de clientes;
  • Conquistar uma imagem positiva no segmento em que atua;
  • Construir um relacionamento saudável com os clientes. 

Por que a contabilidade precisa abraçar o marketing digital?

A transformação digital chegou para empresas dos mais diversos setores, e não seria diferente para os profissionais e escritórios de contabilidade. Afinal, é essencial que empresas desse setor se atualizem e invistam em ações e estratégias para aumentar o alcance.

Os contadores assumiram um novo papel, mais voltado à consultoria. Aliada a essa mudança, a inovação colocou a tecnologia no centro da sua atuação e ajudou a posicionar o contador como um consultor digital, especialmente para pequenas empresas.

Por isso, os contadores precisam entender como funciona o universo digital para atrair mais clientes e conversar com seu público, mas também mostrar que estão atentos à inovação digital. Se a contabilidade é cada vez mais digital, o marketing contábil também precisa ser e por isso, precisa abraçar o marketing digital. 

Conclusão

Nesse artigo deu pra ver a importância do marketing para a contabilidade. Por isso, não deixe de utilizar estratégias de marketing contábil para ajudar a desenvolver o seu negócio. Agora que compreende as formas por onde começar, aproveite para aplicar as dicas ao dia a dia da sua empresa. Clique aqui para entrar em contato com os nossos especialistas em marketing. 

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