Marketing digital personalizado

Marketing Digital Personalizado: Algumas dicas de como se comunicar

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Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial investir em diferenciais para atrair clientes e conquistar leads. A personalização auxilia na prospecção de clientes e na fidelização dos antigos. Dito isso, confira nossas dicas sobre Marketing Digital Personalizado e aprenda como se comunicar. 

Marketing personalizado

O que é marketing personalizado?

O marketing digital personalizado, também conhecido como marketing um a um, são estratégias de marcas baseadas nas preferências, no histórico de perfil dos consumidores para se comunicar especificamente com cada um. 

Ao adotar esse processo, sua empresa vai conseguir entregar ações voltadas exclusivamente para os gostos e necessidades dos clientes, ou seja, você entregará o que ele quer, na hora em que ele deseja e em uma plataforma de sua preferência. Toda essa ação, fará com que eles se sintam valorizados como indivíduos, e não como um grupo. 

A personalização é um processo de segmentação para indivíduos com base em um ou mais dos seguintes aspectos:

  • Quem são;
  • Onde estão;
  • Quando;
  • Por que e como acessam o conteúdo

A personalização do marketing de conteúdo não é tão fácil pois é muito menos automatizado que outros tipos de marketing digital, como e-mail e banners. 

Como ele funciona?

Para que o marketing digital personalizado seja bem-sucedido, é preciso colocar em prática quatro etapas. A primeira é identificar o público-alvo, momento em que ocorre uma coleta de dados básico como, idade, sexo localização. 

Em seguida, é a hora de ir para a etapa da diferenciação, onde os dados coletados são analisados. Isso permite segmentar os usuários em grupos específicos. 

O terceiro passo é o da interação, quando a empresa parte para o contato com os clientes. Para alcançá-lo, é preciso utilizar as ferramentas que os consumidores também utilizam. 

O último passo é a personalização, onde são elaboradas ações personalizadas para o cliente, de modo a fazer com que o negócio seja fechado.

Qual é o objetivo do Marketing Personalizado?

O objetivo do marketing digital personalizado é criar uma relação mais próxima com o consumidor, utilizando uma abordagem mais única com ele. É como se as empresas estivessem falando especificamente com cada consumidor e conhecesse seus interesses e desejos em detalhes. 

A base do marketing digital personalizado são os dados, pois são eles que informam os seus gostos, interesses, hábitos e comportamento. Esses dados podem ser coletados por meio de cookies, enquanto você acessa sites, navega na internet, compra em lojas virtuais, clica em links e interage nas redes sociais, por exemplo.

Mas esses dados também podem ser fornecidos por você mesmo, à medida que preenche formulários da web e informa seus dados pessoais e interesses. Dito isso, perceba como a personalização é um dos tipos de marketing que ganhou força com a internet. 

O que é marketing personalizado

Qual a importância de investir no Marketing personalizado?

O marketing entende que hoje cada pessoa é única e não um número. Então, o marketing personalizado atende a esse mercado consumidor cada vez mais exigente por relações de valor com as marcas. Esse princípio então, ajuda a explicar as vantagens do marketing personalizado: 

Melhorar a experiência do cliente

A personalização de produtos, serviços, ofertas e conteúdos contribui para melhorar a experiência do cliente. É isso que o marketing personalizado faz, com que você seja bem tratado em todo o processo e se sinta único, fazendo com que criam uma relação de confiança e proximidade. 

Aumentar a fidelidade

Todo cliente que recebe boas recomendações, que tem uma boa experiência com a empresa, que se sente compreendido e bem atendido, tende a voltar a comprar. Essa relação de confiança se transforma em fidelidade à marca. 

Algumas estratégias podem ajudar e facilitar a implementação das ações viabilizando maior envolvimento com clientes e gerando mais leads para tornar a comunicação mais pessoal. Veja aqui algumas dicas para impulsionar seu marketing personalizado:

Comece aos poucos

Personalização em pequena escala pode dar trabalho, mas é eficaz, principalmente para as empresas que necessitam de poucos leads com alto potencial de compra. Pode-se ter mais trabalho fazendo conteúdo personalizado para um grupo pequeno, mas obterá respostas assertivas. A diferenciação de conteúdo deve ser implantada aos poucos, pois em larga escala exigirá muito mais recursos.

Invista em segmentação

As empresas devem considerar as informações sobre indivíduos e não sobre grupos. Isso porque é uma pessoa que consome as publicações e não a comunidade em si. Nesse caso, fazer um levantamento de personas é fundamental. Vale lembrar também que os esforços não serão eficazes sem a adoção de uma abordagem constante e sistemática. 

Escolha as ferramentas certas

Contar com boas ferramentas de marketing digital pode ser o que falta para atrair clientes e fidelizá-los. No dia a dia de um negócio, os softwares conseguem ajudar a automatizar processos, organizar tarefas, monitorar resultados e otimizar a gestão da equipe. 

As ferramentas executam diversas finalidades, como por exemplo, landing pages, criação de e-mail, fluxo de automação de e-mail, segmentação de listas de contato e monitoramento e mensuração de resultados de campanhas realizadas na internet. Além disso, as ferramentas acompanham os principais indicadores de sucesso. 

Acompanhar as compras e notificar

Uma estratégia simples, porém muito eficiente, de marketing personalizado é notificar os clientes sobre eventos relevantes para eles ou sobre os produtos que estão novamente disponíveis. Isso faz com que o cliente sempre fique sabendo das novidades e fique por dentro da marca. 

Monitore o que é popular

As redes sociais são essenciais na busca por elementos que permitam a segmentação. Observe o que seu grupo de consumidores em potencial considera popular nas redes e use isso a seu favor e analise sempre o que eles costumam compartilhar e curtir, e que esteja relacionado ao que você trata em seu negócio. 

Outra dica, é enviar trechos de conteúdos com links e observar a reação dos usuários. Ou seja, linkar outros conteúdos de seu blog e ver se aquilo serve mesmo como extensão de preferência. 

Conclusão

O Marketing digital personalizado veio para fazer com que você atraia e conquiste clientes. Se você se interessou pelo assunto e deseja saber mais sobre, clique aqui para entrar em contato com a Hostconect e saber mais sobre!

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