Se você tem desejo de crescer no mercado, trabalhar na divulgação da sua marca é fundamental. Seja para aumentar o conhecimento e a autoridade do negócio, atrair clientes e fidelizá-los, as estratégias de marketing digital são um caminho importante para bater as metas estabelecidas.
Investir em estratégias de marketing digital é hoje uma prioridade para muitas empresas, porque o público-alvo e os resultados de campanhas de comunicação são muito melhores na internet.
Quais são as vantagens das estratégias de marketing digital?
Conhecer o público-alvo e criar personas ( perfis de clientes ideais), não é o único benefício garantido por uma empresa bem-sucedida online. As estratégias costumam trazer bons resultados e muitos benefícios. Confira abaixo alguns deles:
- Marketing digital é a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego do seu site, o que automaticamente aumenta a exposição da marca, atrai mais clientes e gera mais vendas.
- Segundo a IAB Brasil, o órgão regulador da publicidade, 74% dos consumidores pesquisam na internet os produtos que querem comprar.
- A internet permite uma segmentação de audiência bastante assertiva e com isso você não desperdiça dinheiro com quem não é seu potencial cliente.
A área de marketing digital conta com várias vertentes, cada uma demandando conhecimentos específicos, além de exigir um entendimento de como as ações se integram entre si e ao funil de marketing. Então, investir em estratégias de marketing digital pode fazer a sua empresa se destacar em meio às demais, facilitar o caminho para que o cliente encontre a sua solução e, consequentemente, gerar um número maior de vendas.
Para você entender mais sobre as estratégias de marketing digital e como cada uma delas vai ajudar o seu negócio, confira a seguir a lista das cinco principais estratégias do marketing digital:
1- Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para a produção, compartilhamento e criação de conteúdo de valor relevante para o público alvo do seu negócio. Com isso você constrói um relacionamento de confiança entre empresa e potencial cliente, e sua marca ganha credibilidade perante o mercado, tornando-se referência no tema.
Por meio do conteúdo você pode construir uma base de e-mails, e através dela, manter uma comunicação com essas pessoas. Na hora em que eles quiserem comprar, há uma chance muito maior de fazerem isso na sua empresa.
2- Inbound marketing
Inbound marketing é o termo usado para se referir ao marketing de atração. Nesta modalidade, por meio de estratégias variadas, o objetivo é levar o consumidor até o seu site de vendas. Acontece por meio de conteúdos, e-mail marketing, publicações em redes sociais, trabalhos de SEO e a combinação de diversas outras estratégias.
3- Redes Sociais
As redes sociais já são uma obrigatoriedade para quase todo tipo de negócio. Elas garantem que a sua empresa seja encontrada pelos consumidores. E, além disso, elas transmitem segurança para quem decide comprar da sua marca.
Entretanto, um erro comum de quem adota essa estratégia é achar que precisa estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo. Isso porque, é melhor estar em apenas uma rede social e garantir publicações regulares e frequentes, do que estar em todas e passar muito tempo sem postar nada. Opte preferencialmente por aquela que for mais frequentada pelo seu público-alvo.
4- SEO
Para que seu site fique bem posicionado no Google, um dos caminhos é o SEO (Search Engine Optimization), sigla para Otimização para Mecanismos de Busca.
Para empresas que investem em estratégias de Marketing Digital, ter um bom ranqueamento nas páginas de pesquisa é essencial, pois é a principal porta de entrada de clientes.
O objetivo da estratégia de marketing digital é que o site ou blog de uma empresa apareça nas primeiras posições nas páginas de pesquisa. Isso é importante, pois garante que uma boa quantidade de pessoas entre em seu site ou loja virtual. Logo, aumentam as possibilidades de que esses visitantes se tornem clientes.
5- E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes das estratégias de marketing digital. Ela garante um contato direto com o cliente, sem depender do algoritmo das redes sociais ou dos mecanismos dos buscadores, por exemplo. Para usá-lo, é preciso trabalhar no desenvolvimento de uma base de leads, ou seja, potenciais clientes.
Como criar uma estratégia de marketing digital?
A criação de uma estratégia de marketing digital depende de uma série de fatores e, para desenvolver ações eficientes, você precisa buscar aquilo que funciona melhor para a sua realidade. No entanto, existem alguns passos básicos que podem te ajudar nessa tarefa, como:
- Tenha um objetivo;
- Faça um planejamento;
- Mensure os resultados.
Conclusão
Cada uma das estratégias listadas acima possuem vantagens e desvantagens, por isso que antes de começar a investir, é fundamental pesquisar o funcionamento de cada uma delas. Mas para não perder tempo, clique aqui e entre em contato com a Hostconect para podermos te ajudar a decidir qual estratégia tomar!
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