O marketing digital já faz parte das estratégias da maioria dos negócios e tem sido cada vez mais utilizado por empresas de diversos segmentos. Hoje, é bem crescente o número de escritórios e profissionais que utilizam o marketing digital para advogados. Afinal, não estar presente e bem posicionado no mundo digital pode significar que você está perdendo dinheiro.
O marketing digital para advogados é super importante na busca por clientes, posicionar a sua empresa no mercado e não ficar atrás da concorrência. O seu escritório jurídico pode fazer parte desse ambiente online por meio de promoções onlines, de forma ética e focada no cliente. Continue lendo para saber mais.
O que é o marketing digital para advogados?
O marketing digital para advogados, ou marketing jurídico digital, é um conjunto de estratégias que são feitas para trazer visibilidade para advogados e escritórios de advocacia na internet.
O foco do marketing digital para advogados é a promoção de serviços advocatícios nas áreas: civil, criminal, empresarial, familiar, entre outras. Não importa qual seja o serviço que o seu escritório ofereça, ele precisa ser divulgado na web.
O marketing jurídico digital respeita todos os valores da profissão, firma o escritório como uma referência e o aproxima dos seus potenciais clientes.
Como o marketing para advogados funciona?
Para que o marketing funcione e tenha sucesso, os advogados precisam ficar atentos às orientações da OAB em relação às estratégias de divulgação de serviços que serão feitas no marketing digital.
De acordo com as informações do Código de Ética e Disciplina da entidade, a publicidade feita na advocacia deve ser “ meramente informativa e primar pela discrição e sobriedade, sem configurar captação de clientela ou a mercantilização da profissão”.
Também é importante que os advogados fiquem atentos às ilustrações e expressões que são escolhidas para as suas publicações, pois elas devem ser mais discretas, sem cores chamativas e vibrantes, e não se deve tratar o leitor como um cliente.
Expressões como “não perca essa chance e contrate agora” não devem ser utilizadas, pois esses termos mercantilizam a advocacia que é proibido pela OAB em suas orientações. Outras práticas também são proibidas, confira:
- fazer promessas de resultados;
- divulgar informações que possam induzir os leitores a erro ou causar-lhe algum dano;
- mencionar especializações sem ter os títulos certificados;
- incitar o litígio;
- fazer referência a valores de honorários, formas de pagamentos, descontos…
Estratégias de marketing digital para advogados
Os profissionais que trabalharem no segmento jurídico terão no marketing digital um universo de possibilidades e oportunidades a serem explorados. Tanto o autônomo quanto o escritório ganham, pois um ganha mais conhecimento e o outro eleva o seu negócio.
Confira abaixo algumas estratégias que podem ser utilizadas para gerar mais valor no segmento jurídico digital.
Trabalhe com conteúdo
O conteúdo talvez seja o meio mais indicado para divulgação para os profissionais e empresas do setor jurídico. Pois os conteúdos, são mais alinhados às restrições da OAB em relação ao marketing jurídico.
Em artigos, é possível trabalhar temas com a profundidade que merecem. Sendo assim, as estratégias de SEO são ainda mais indicadas para os advogados, pois geram resultados que se prolongam com o tempo.
Tenha um site responsivo
Sites responsivos são sites que, não importa o dispositivo, fornecem os mesmos serviços, sem prejuízo na experiência do usuário. Logo, um site responsivo é aquele que funciona tanto em celulares quanto em tablets.
Sem um site responsivo, não há como ter sucesso online, tanto em mídia paga quanto na orgânica. Por isso, ele é essencial para ter sucesso no marketing jurídico digital.
Faça um e-mail marketing para advogados
Segundo uma pesquisa feita pela Shopify, mais de 8 bilhões de e-mails são enviados por dia no Brasil e são abertos em uma taxa de 20,39%. Ou seja, um em cada cinco e-mails é aberto pelos seus destinatários, o que é ótimo para os negócios.
O e-mail marketing é o melhor caminho para explorar as possibilidades abertas por esse público, desde as estratégias de topo de funil até ações visando à conversão de clientes.
Use as redes sociais
As redes sociais são indispensáveis em ações de marketing digital, pois nela o alcance é muito maior e a visibilidade também. O Facebook continua sendo quem gera mais visibilidade, embora divida cada vez mais a audiência com o Instagram e outras redes sociais.
Nelas, seu escritório pode explorar publicações orgânicas e informativas e anúncios com objetivos de conversão mais avançados, principalmente na plataforma Facebook Ads.
Use SEO
O SEO, é o meio mais seguro e com maiores possibilidades de sucesso no segmento advocatício. Ele é um formato mais indicado por permitir trabalhar com mais profundidade temas que são mais complexos.
Com conteúdos otimizados, você aumenta a probabilidade das pessoas tomarem conhecimento dos seus serviços, ao explorar em artigos as palavras-chave de interesse do público.
Por que investir no marketing digital para advogados?
Agora que você já conseguiu entender o que é e qual a importância de utilizar o marketing digital para advogados, é preciso saber qual as vantagens de investir nele! Veja abaixo:
- Aumento do alcance;
- Apareça para pessoas certas;
- Construção de relacionamento com clientes;
- Ganha reconhecimento como autoridade no seu segmento.
Conclusão
Utilizar o marketing digital para advogados vai ajudar a sair na frente da concorrência e alavancar o seu negócio. Se você é do segmento jurídico, você precisa fazer uso das estratégias do marketing jurídico digital. Por isso, entra em contato com a HostConect para saber mais sobre essas estratégias e converse com os nossos especialistas em marketing digital!
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