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Importância de marketing B2B para crescer sua empresa

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Conforme a transformação digital e a atualização constante de ferramentas se tornam cada vez mais necessários, o marketing se torna cada vez mais desafiador. Essa nova era digital exige muito mais foco, determinação e disposição para alavancar os negócios. Hoje em dia, o marketing digital possui diversas ferramentas, atuações e focos, e um deles é o marketing B2B.

Uma campanha de marketing B2B precisa contar com um foco racional, convincente e que gere confiança para o público. Um dos principais desafios do marketing B2B é construir valor e ganhar confiança da audiência. Mas, para quem está antenado nesse tema, já sabe que há muitas novidades e mudanças.

Continue lendo esse artigo para saber tudo sobre o marketing B2B e qual sua importância para ajudar a crescer a sua empresa.

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O que é marketing B2B?

O marketing B2B é uma estratégia do marketing digital que consiste na divulgação voltada a empresas que vendem para outras empresas. Ele tem outros tipos de clientes como foco, ou seja, as empresas precisam levar isso em consideração na hora de divulgar produtos e serviços para atrair clientes. 

As vendas do marketing digital B2B não são levadas pela emoção, há muito mais riscos, pesquisas, pessoas e análises envolvidas no processo, o que torna a confiança no fornecedor essencial.

As estratégias do marketing B2B são essenciais, pois elas ajudam a atrair mais clientes e nutrir o relacionamento com eles até a compra. 

Como funciona?

No marketing B2B, uma empresa oferece seus produtos e serviços para outras empresas e essas empresas oferecem os produtos/serviços para os consumidores.  Como é o caso de agências de marketing digital, serviços de TI, fábricas, distribuidoras de matéria-prima, entre outras. 

Basicamente, esse modelo de negócio funciona como uma hierarquia: as indústrias vendem para distribuidores, fornecedores vendem para os fabricantes e os importadores vendem para revenda até que cheguem ao consumidor final.

Definição e estratégias do marketing B2B

O marketing B2B é uma prática que vem crescendo e ganhando espaço nos últimos anos, estando presente na realidade de muitas empresas grandes. 

Por ser um cenário muito competitivo, com muitos desafios em relação ao método de venda e a estrutura. Por isso, possuir tais estratégias de marketing digital se faz necessário hoje em dia. 

As estratégias do marketing B2B são sempre voltadas ao relacionamento com o público-alvo. Porém, cada estratégia atua dentro da sua própria realidade, com comunicações e abordagens próprias. 

O marketing B2B consiste em empresas de outras empresas que compram de outras empresas, para revender, incrementar seus processos internos ou aproveitar o material para fabricar seu próprio produto. 

O B2B conversa diretamente com gestores e proprietários de negócios, que vão analisar as variáveis do seu produto ou serviço, para então decidir se o investimento realmente vale a pena. 

Confira quais são as principais estratégias do marketing B2B:

  • redes sociais;
  • desenvolvimento de blog;
  • inbound marketing;
  • e-mail marketing;
  • anúncios em mídias paga.

Resumindo, as estratégias do marketing B2B devem consistir em uma comunicação fluida e direta. Só assim, pode-se explicar ao cliente tudo aquilo que ele quer saber, como: 

  • a redução de custos;
  • os benefícios que ele trará;
  • como seu produto pode influenciar a empresa;
  • a facilidade para o dia a dia.

Por que o marketing B2B é importante?

O marketing B2B é uma estratégia mais racional, por isso a confiança é um fator crucial. O B2B se apoia em uma relação entre duas empresas que trabalham juntas e sem confiança de ambos os lados, não tem como ter uma boa relação.

O B2B se diferencia porque ele faz com que o cliente confie em você e na sua empresa. Ao mostrar seus benefícios, certificações e avaliações, você passa a gerar mais confiança e credibilidade para o seu negócio. 

Quanto melhor for seu marketing, maiores serão as chances do consumidor confiar em você, devido às pesquisas que ele realizou sobre sua empresa, aos conteúdos que ele já absorveu e a bagagem que ele tem sobre o seu produto. 

Quais são as principais tendências do marketing B2B para 2023?

Cada vez mais, o marketing B2B agrega novidades e mudanças em suas estratégias, seja por algoritmos das ferramentas de buscas e por atualizações de métodos. 

De fato, as tendências do marketing B2B se renovam todo ano. Por isso, é importante estar atento e se preparar para os novos planejamentos do ano que vem. Confira abaixo as principais tendências:

1- Comunicação e conteúdos interativos estarão em alta

Buscar uma maior interação com o público sempre foi uma das principais estratégias do marketing B2B. Porém, o que está em jogo não é a estratégia em si, mas sim, como ela será colocada em prática. 

É cada vez mais comum haver novas formas de ações e interações dentro dos conteúdos aplicados. Por isso, a tendência é criar conteúdos interativos que tenham uma boa comunicação e que fazem o público querer interagir mais com a sua marca. 

2- Influenciadores terão papel fundamental

Outra tendência que já era crescente e que deve se reforçar ainda mais em 2023, é o papel dos influenciadores nesse setor. 

Afinal, é cada vez mais comum que esse tipo de papel venha se adaptando ao setor B2B, inclusive com agências e plataformas especializadas na captação de parcerias, conectando empresas de diferentes ramos para promover seus produtos e serviços nas redes. 

3- Analytics de cara nova

Ano após ano, o Google anuncia atualizações e mudanças em suas metodologias e algoritmos. E dessa vez, segundo a ferramenta do Google, a partir de 2023 haverá novidades na mensuração de engajamento de leads. 

O Google Analytics substituirá o Universal Analytics, sendo muito mais moderno e dinâmico, com mais funcionalidades, integrações e recursos disponíveis. 

4- Anúncios bem além do Google

A cada ano que passa, as empresas buscam mais alternativas além do Google para promover seus produtos e serviços nas redes. 

Por isso, entre as principais tendências de marketing B2B para 2023, é possível destacar o crescimento de outros canais de anúncios, como o Linkedin, Bing Ad, Stack Adapt, entre outros. 

5- Vídeos continuarão relevantes

Outro destaque para 2023 é continuar investindo em vídeos como canal principal ou complementar de seus conteúdos. Os vídeos são uma forma de fazer com que você atraia a atenção do público e com que eles entendam e conheçam melhor a sua marca.

No entanto, vale ressaltar que essa estratégia demanda qualidade. Ou seja, é preciso investir em cada detalhe, como na iluminação, edição, áudios, efeitos e muito mais.

Além disso, é preciso focar em fatores como objetividade, relevância de temas e clareza na comunicação. 

6- Ascensão de agências especializadas

A ascensão de agências especializadas é uma das principais e mais importantes tendências do marketing B2B para 2023 e que sempre foi um fator diferencial para o setor. 

É visível o crescimento e a especialização de agências realmente especializadas e dedicadas às estratégias do marketing B2B 2023. Isso permite que empresas de todos os tamanhos e setores, planejem campanhas mais direcionadas e focadas nas reais necessidades do mercado. 

7- Foco contínuo no marketing de conteúdo

A criação de conteúdos é extremamente essencial, por isso conteúdos de qualidade serão mais importantes do que nunca para capturar leads e convertê-los em clientes. 

Conclusão

O que podemos concluir é que o marketing B2B, quando realizado de maneira certa, estratégica e assertiva, desenvolve estratégias de relacionamento, amplia a presença da marca e estabelece uma boa comunicação com seu público-alvo. Por isso, para crescer no mercado digital é preciso utilizar as estratégias de marketing digital, clique aqui e converse com os nossos especialistas em marketing! 

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