Nessa era digital, ter uma visão de toda a jornada de compra do consumidor é essencial e o funil de vendas é o modelo estratégico que irá te auxiliar nisso. Ele trata-se de uma ferramenta utilizada para dar suporte às estratégias de vendas.
Hoje em dia, a maioria das empresas, online ou físicas, utilizam esse modelo. Ele orienta seus esforços de marketing digital, marketing B2B e B2C em cada estágio do funil de vendas. Continue lendo para saber mais sobre ele e como transformar os visitantes em clientes.
O que é funil de vendas?
O funil de vendas, nada mais é do que um modelo de vendas estratégico que mostra toda a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a fase final que é a concretização da venda.
Basicamente, ele é um processo que conduz e acompanha o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução que a sua empresa oferece e vende até o fechamento do negócio.
Como ele funciona?
Em todo processo de compra há etapas a serem seguidas. Durante a sua jornada, o cliente passa por vários momentos que revelam o quão próximo ele realmente está de comprar o seu produto.
Para determinar qual é o nível que o seu cliente está em relação à decisão de compra, dividimos esses momentos em partes e assim definimos as etapas do funil de vendas. A seguir, você irá entender melhor como o funil de vendas funciona e quais são as suas etapas e estágios.
Etapas do funil de venda
O funil de vendas é dividido em três etapas, são elas: topo, meio e fundo.
1- Topo do funil
O topo do funil de vendas é conhecido como a etapa da consciência. Ele é a primeira etapa, e até ela, a pessoa era indiferente à sua própria necessidade ou problema.
Ou seja, ela não buscava nenhum produto ou serviço porque desconhecia que tinha essa demanda. Porém, quando ela tem o primeiro contato com a sua marca, ela compreende a existência desse gap e então vai estudar sobre ele.
Nessa etapa do funil, é importante assumir o papel de um especialista. Forneça materiais que ajudem seu visitante a diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo. Dessa forma, qualquer dúvida que ele tenha sobre o assunto, entrará em contato com você.
Essa etapa do topo do funil de vendas geralmente lida com visitantes, pessoas que chegaram de alguma forma até o seu site, mas são pessoas que você ainda não tem nenhuma informação sobre.
2- Meio do funil
A etapa do meio do funil de vendas é o reconhecimento do problema. O visitante do seu site já leu bastante sobre o assunto e agora busca por maneiras de solucionar seus problemas e é o papel da sua empresa apresentar dicas e técnicas que possam ajudá-los.
Nessa etapa, geralmente lidamos com os leads, que são pessoas que já interagiram com o seu conteúdo e forneceram algumas informações básicas de contato em troca de acesso para algum conteúdo.
Os leads não sabem como resolver seus problemas, então eles consideram vários tipos de solução, inclusive a compra de um serviço. No entanto, ele tem dúvidas se essa é realmente a solução certa para seu caso.
Portanto, seja sincero com os leads, diga exatamente quando é o caso deles comprarem um produto e sempre apresente outras alternativas para eles além da compra. É importante ressaltar que seu objetivo é ajudá-lo e não vender para ele a todo custo.
3- Fundo do funil
A última etapa, é o fundo do funil. Nessa fase lidamos com os leads qualificados de marketing, onde são trabalhados os leads que passaram por todo o processo de educação e que o Marketing classificou como prontas para receberem o contato de um vendedor.
Um lead qualificado de marketing sabe que tem um problema que não conseguirá resolver sozinho e já percebeu que precisará contratar um serviço. Se você seguiu todas as etapas do funil corretamente até aqui, já é conhecido por eles como referência de mercado e alguém em quem ele pode confiar para negociar.
Qual a importância do funil de vendas?
A cada dia, os consumidores estão cada vez mais exigentes e demandam os melhores serviços e produtos, atendimento de qualidade e necessitam prestadores de serviço que se adequem às suas necessidades.
Para isso, você precisa ir além e descobrir o real motivo que faz os consumidores optarem pela sua empresa. Para descobrir tudo isso, é fundamental que você conheça as melhores técnicas de marketing digital e vendas e construa um funil de vendas totalmente focado em atrair mais pessoas e transformá-las em compradores reais.
Os principais motivos para fazer um funil de venda e os benefícios são:
- maior produtividade;
- previsibilidade de resultados;
- otimização da gestão;
- respostas para o desenvolvimento de produtos;
- melhor aproveitamento de oportunidades.
Conclusão
Utilizar corretamente o funil de vendas e todas as suas etapas desde o topo até o fundo dele, fará com que seus visitantes se tornem clientes e sua marca ganhe mais confiança e credibilidade. Por isso, é necessário também utilizar estratégias de marketing digital, clique aqui e converse com os nossos especialistas em marketing digital e tire suas dúvidas!
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