O marketing digital vem crescendo constantemente e com expectativas ainda melhores para o futuro. Porém, seu sucesso vem acompanhado de frustrações e mentiras sobre seus métodos, resultados e retornos.
Afinal, a forma mais comum de atrair atenção das pessoas é usar de promessas falsas que parecem milagrosas, como o retorno financeiro da noite para o dia. De fato, o mercado atual está gerando mais empregos e oportunidades, principalmente no meio digital, mas está longe de ser tão fácil como muitos dizem.
Além do marketing digital, o que também disparou muito nos últimos ano foi o número de pessoas com acesso à internet e contas nas mais famosas redes sociais. Graças a elas que o marketing vem crescendo e despertando cada vez mais interesse nas empresas pelas suas mais variadas estratégias.
O marketing na área digital é um segmento estratégico e atrativo para todos os tipos de empresas que, diante da possibilidade de um investimento prático e de baixo custo, puderam expandir seus negócios físicos para usuários ativos das redes sociais, sobretudo, no período pós-pandemia.
Atualmente, as estratégias de marketing digital fazem parte de muitos negócios digitais. Elas se tornaram indispensáveis para quem deseja crescer e atingir novos horizontes. Mas sua ampla divulgação fez com que a área fosse tomada por maus profissionais, que oferecem mentiras sobre o conceito de marketing e confundem pessoas que têm interesse por essa área.
O que é marketing digital?
O marketing digital é um conjunto de estratégias e ações de comunicação usadas para ajudar a promover uma marca e vender produtos e serviços que estão presentes no meio digital. O objetivo principal do marketing digital é aumentar o alcance da marca no ambiente digital, atrair e conquistar clientes e consequentemente, aumentar as vendas.
Quem pretende trabalhar na área do marketing digital vai precisar desenvolver habilidades e competências específicas do ramo. A primeira tarefa é tomar consciência da importância que ele apresenta na atualidade, que é bem diferente do marketing tradicional.
Ele é bem visto por muitas empresas digitais, pois ele é eficaz na atração de mais clientes por conta da interatividade que o ambiente online proporciona com os consumidores e da fácil criação de relação entre empresa e cliente.
Além disso, ele consegue atingir o público mais rápido e por meio das suas ferramentas e técnicas, ele permite mensurar os resultados das vendas e entender melhor as preferências dos consumidores.
Agora que você já entendeu o conceito do marketing digital e como ele ajuda as empresas, é hora de saber quais são as 5 mentiras mais contadas sobre ele no mercado digital:
1- O marketing digital é para qualquer um
Definitivamente, o marketing digital não é para qualquer um. Muitas pessoas começam a trabalhar nessa área com o desejo de ganhar mais dinheiro, porém são poucos que permanecem no mercado.
Quem tiver interesse em começar a trabalhar nessa área de marketing precisa estar preparado para trabalhar muitas horas, aliás, mais horas do que em um trabalho convencional, o que exige muita força de vontade e determinação.
2- Dinheiro fácil em pouco tempo
Muitas pessoas pensam que trabalhando com marketing digital o retorno será rápido, mas não existe fórmula pronta para ganhar dinheiro, em qualquer área que seja. O que leva as pessoas a pensarem dessa forma é o fato do marketing digital ser mais acessível, de fácil acesso para se especializar e aprender.
3- Terá pouco e fácil trabalho no marketing digital
A falta de conhecimento sobre o mercado e a vontade aproveitar esse segmento que vem crescendo cada vez mais , faz muitas pessoas pensarem que é uma forma de dinheiro fácil com pouco trabalho.
Quem trabalhar com marketing digital, poderá escolher se quer trabalhar de manhã, à tarde, durante a noite ou na madrugada, mas o que muitos não sabem é que quem trabalha com marketing digital não para.
O profissional de marketing precisa analisar o mercado e os concorrentes constantemente, criar ações, avaliar as métricas como taxa de abertura e melhorá-las, estudar público-alvo e o comportamento do consumidor e muito mais. Ele também precisa entender quais são as dores e desejos do público, as necessidades e o posicionamento da marca, entre outros.
4- Não gasta nada
De fato, uma boa parte das estratégias de marketing digital podem ser realizadas pelo tráfego orgânico, que nada mais é do que um mapeamento com ações gratuitas diretamente do seu site.
No entanto, se engana quem pensa que não é preciso gastar nada para trabalhar nessa área. Afinal, quem realmente quiser trabalhar nessa área vai precisar de um bom investimento para apostar em cursos e treinamentos.
O mercado digital é muito ativo e a todo momento surgem novos profissionais e, sem investimento em educação, não será possível crescer nesse meio. Entretanto, os valores investidos também se aplicam no trabalho em si, como na criação de conteúdo que é preciso iluminação, edição, pesquisas e etc.
5- Os resultados são de curto prazo
Essa é uma das mentiras mais repugnantes do marketing digital. Para qualquer estratégia que for criada para um cliente específico ou para a própria empresa, existe toda uma equipe e trabalho de planejamento por trás.
Então, quando se fala de resultados rápidos, as pessoas sem informações acabam ignorando todos esses processos anteriores que precisam ser feitos antes de colocar algo no ar.
Conclusão
O marketing digital é a forma mais utilizada pelas empresas para atrair mais clientes e aumentar suas vendas e nele existem diversas vantagens e benefícios. Por isso, é importante pesquisar sobre o assunto e estudá-lo para não correr o risco de cair em fake news. Se quiser saber mais sobre as diversas estratégias do marketing digital e saber qual é a ideal para a sua empresa, clique aqui e converse com os nossos especialistas no assunto!
Veja também:
Dicas de como fazer um marketing digital funcional