E-commerce e Marketplace são super importantes no mundo dos negócios. Ambos consistem em fazer vendas online, mas é preciso saber as diferenças entre eles e as vantagens de cada um. O Marketplace é como um shopping virtual, já o e-commerce é uma loja virtual. Continue lendo para entender o conceito de cada um para saber de vez qual escolher! E-commerce ou marketplace?
O que é Marketplace?
O marketplace é conhecido como um shopping virtual. Ele é considerado vantajoso para o consumidor, pois reúne diversas lojas e marcas no mesmo lugar, oferece um melhor preço e facilita a procura pelo melhor produto.
É um modelo que traz benefícios tanto para quem compra, quanto para quem vende. No marketplace, os vendedores oferecem seus serviços e produtos a milhares de compradores usando uma mesma plataforma. Ou seja, se você deseja empreender com sucesso, o marketplace é ideal para você.
O que é e-commerce?
E-commerce é um conceito conhecido pela sua praticidade, pois ele é uma loja própria. Um e-commerce conta com redes sociais, serviços de pagamentos online e integração com diversos marketplaces.
O e-commerce permite transações pela internet e é exclusiva de uma marca. Ele abrange todos os tipos de comércio realizado por meios digitais, incluindo os próprios marketplaces.
Ele pode ser 100% automatizado, com pedidos de forma digital ou também pode contar com operações de venda assistida.
Qual é a diferença entre eles?
Antes de listar suas diferenças, vamos analisar os seus conceitos:
Marketplace: sites de terceiro, muitos vendedores que vendem lado a lado, uma grande variedade de produtos e tráfego pago.
E-commerce: loja independente onde os consumidores podem adquirir os produtos diretamente com a empresa.
Os marketplaces são sites que reúnem vários lojistas onde os consumidores podem escolher entre vários vendedores em uma só plataforma, e geralmente, os marketplaces são grandes marcas conhecidas.
Os marketplaces são tão populares que muitas vezes as pessoas acabam confundindo-os com o e-commerce. Alguns exemplos são: Magazine Luiza, Mercado livre e Americanas.
Por outro lado, o e-commerce é um conceito bem mais abrangente e envolve todas as operações online de compra e venda.
Para ser bem-sucedido no e-commerce, o seu site precisa de uma boa usabilidade, ser simples para fechar negócios, ter visibilidade de marca de maneira orgânica e ajudar os consumidores a encontrar rapidamente o que procuram.
Se você optar por um marketplace, você atrai muitos visitantes mensalmente, mas sabendo que vai competir com vários outros vendedores. Já tendo seu próprio e-commerce, você terá seus próprios canais, e assim, precisará desenvolver uma estratégia para atrair tráfego para sua loja.
Como funcionam as vendas em marketplace?
Para fazer vendas em marketplace é muito simples, basta autorizar diversas empresas e marcas a divulgarem suas mercadorias.
Quanto a questão do público, você não terá uma segmentação para o seu potencial cliente, pois no marketplace é de uma forma mais generalizada. Mas mesmo assim, você alcança um grande número de pessoas.
Quais são as vantagens de ter um e-commerce?
Vender na internet é uma grande oportunidade de negócio para os empreendedores. É possível atrair mais pessoas, reduzir custos, envolver mais clientes e vender para mais pessoas.
Ter um e-commerce gera desafios e algumas dificuldades nas vendas. A seguir, vamos ver os desafios e as vantagens de se ter um e-commerce.
Oferecer uma melhor experiência para o cliente
O lado bom de optar pelo e-commerce, é que o cliente pode comprar onde e quando quiser e se você não oferecer uma opção de compra online, os consumidores ficarão frustrados.
Porém, se o cliente acessar a sua loja virtual, escolher seus produtos e conseguir finalizar as compras sem problemas, você já oferece uma boa experiência para o cliente.
Aumentar as vendas da loja
No e-commerce você pode vender para pessoas que estão no mundo todo, pois não há fronteiras na internet, então você consegue levar seus produtos para mais pessoas e assim, aumentar suas vendas.
As transações de vendas funcionam da seguinte forma: elas podem ser realizadas dentro da plataforma ou o cliente pode ser direcionado para o site da marca.
Monitorar os resultados da sua loja virtual
O e-commerce, assim como no marketing digital, têm a grande vantagem de poder mensurar os desempenho e resultados.
Com isso, as estratégias podem ser ajustadas e aprimoradas, além de monitorar os passos dos usuários.
Integrar com estratégias de marketing digital
Na internet, é muito mais fácil atrair clientes e fazer com que eles realizem uma compra. É muito mais fácil integrar o marketing digital com o e-commerce do que com os comércios presenciais.
Como criar um e-commerce?
Agora que você já sabe o que é e quais são algumas vantagens do e-commerce, veja os passos mais importantes para criar sua loja virtual do zero:
- Escolher um nicho no mercado;
- Conhecer seu público;
- Regularizar sua empresa;
- Registre seu domínio;
- Conheça os melhores fornecedores;
- Tenha uma boa gestão de estoque;
- Ofereça os melhores meios de pagamento;
- Faça o planejamento de logística e frete.
Afinal, qual é a melhor opção, e-commerce ou marketplace?
Uma boa ideia para você que não consegue escolher qual plataforma seguir, é manter os dois ao mesmo tempo para poder ganhar mais dinheiro.
A vantagem é que você pode contar com uma plataforma que permite a integração entre o e-commerce e o marketplace, ou seja, o compartilhamento de dados pode otimizar todo o seu trabalho e ampliar muito as oportunidades de vendas.
Embora vender no próprio e-commerce seja uma forma de dar segurança aos clientes, dar credibilidade e melhorar o seu empreendimento, o marketplace pode proporcionar maior visibilidade e eliminar custos por meio da plataforma. O melhor canal de vendas para operar dependerá dos produtos vendidos, das necessidades dos clientes e de seus objetivos.
Conclusão
Tanto o e-commerce quanto o marketplace podem fazer com que você aumente suas vendas e conquiste mais clientes. Se você ainda tem dúvidas e quer escolher qual plataforma usar, entre em contato e converse com os nossos especialistas!
Veja também:
Mercado de trabalho aumenta com a e-commerce