Copywriting e marketing digital, um é responsável pelo conteúdo e o outro pela estratégia. Juntos, eles podem ser a chave para o aumento dos resultados de sua empresa. Dito isso, venha saber mais sobre Copywriting e como ter sucesso no mundo digital usando ele.
O que é copywriting?
Copywriting é o ato de produzir textos (sejam eles slogans, posts, eBooks, sites, emails etc.) com o objetivo de guiar sua audiência na tomada de uma decisão. Ele é como uma forma de produção de texto estratégica, cujo objetivo principal é convencer o leitor a realizar uma ação específica.
Neste caso, a ação em questão é a venda. Ou seja, utilizar os textos e conteúdos criados para persuadir o leitor a comprar algo. Por isso, essa estratégia usa gatilhos mentais e aposta nos CTAs (Call to Action), além de ter uma escrita mais direta e focada na conversão do cliente.
Com a popularização dessas estratégias, percebe-se cada vez mais a importância de um copywriting que traga também informação ao público-alvo, e não seja só propaganda. Mais importante do que vender, é transmitir a informação que seu público quer ver, e que agregue valor para ele.
O que precisa para ser Copywriting?
Antes de dar início a escrever qualquer texto para o setor em que trabalha, é necessário entender como ele funciona. Outro ponto importante para se tornar um copywriter é escrever bem, não da forma culta e engessada da língua, mas respeitando a gramática, a sintaxe e sem ser prolixo.
Algumas habilidades de um Copywriter:
- Criatividade;
- Originalidade;
- Objetividade;
- Capacidade de interpretação;
- Storytelling;
- Persuasão.
O que não é um bom Copywriting?
Para ter sucesso não basta só saber as dicas boas e saber o que deve fazer. É essencial saber o que não é bom em um copywriting para poder ficar atento e não cometer nenhum erro. Veja:
Não ter credibilidade
Não adianta você ter um texto impecável se a sua empresa ou o produto que você está tentando vender não passa credibilidade à sua audiência. Por isso, é preciso construir uma relação de confiança com seu público. E isso não se faz da noite para o dia, pois antes mesmo de tentar vender algo ao seu público-alvo, mostre que você tem interesse genuíno em ajudá-lo, e que sua empresa cumpre o que promete.
Texto pobre/ruim
Esse com certeza é um dos principais problemas de um copywriting ruim. Será muito difícil você vender qualquer coisa se seu texto apresentar erros gramaticais e apelar para uma linguagem pobre.
Diversos exemplos de copywriting memoráveis foram criados por copywriters que são e foram escritores talentosos. Dito isso, se quiser copies de qualidade, chame quem realmente entende do assunto: contrate redatores especializados.
Falar somente das características do seu produto/serviço e esquecer dos benefícios
Lembre-se de que não é na solução que o seu cliente está interessado, mas sim resolver seus próprios problemas. Por isso, foque nas vantagens que uma solução ou ideia pode trazer à sua audiência, e não tanto em detalhes que não agreguem valor de forma completa.
Dicas de boas práticas que funcionam no Copywriting
O copywriting também é conhecido como uma escrita persuasiva e isso é ótimo para ter sucesso. Pois, isso significa que o objetivo dele é persuadir o público-alvo e convencê-los a vender. E as armas de persuasão mais usadas em um bom copywriting, são os gatilhos mentais.
Basicamente, os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que tem como objetivo tornar mais rápido o nosso processo de decisão, evitando que isso tome muito do nosso tempo.
Segundo Robert Cialdini, no livro “As Armas da Persuasão”, o comportamento humano é governado por alguns princípios psicológicos fundamentais, que geralmente nos levam a agir de forma quase que automática: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso.
- Reciprocidade: esse princípio sugere que o ser humano tem a tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva. É o famoso “gentileza gera gentileza”. Ele é essencial na vida de qualquer um.
- Aprovação social: esse gatilho conclui que somos influenciados pelos outros em nossas decisões e, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a mesma atitude.
- Afeição/afinidade: é o princípio psicológico que afirma que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem se parece com elas, seja por medos, angústias, habilidades e características parecidas.
- Autoridade: esse gatilho sugere que o ser humano tende a obedecer quem ele julga como superior, por uma questão de respeito.
- Compromisso e coerência: defende que, ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente a se comportar de modo coerente com a missão que foi assumida.
- Escassez: é um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos em posição de perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional (parte do cérebro límbico) e tenta evitar essa sensação.
Assim, esses gatilhos psicológicos podem ser utilizados para tornar o copywriting mais eficiente.
Dicas de Copywriting para você usar na produção de conteúdo.
Agora que você já sabe o que é copywriting, vamos mostrar algumas dicas para você aplicar em seu negócio e melhorar sua fusão de copywriting e marketing digital!
Escreva de forma natural
Nunca pressione o cliente. Ou seja, não fique empurrando o produto para ele através do texto. Você deve escrever textos persuasivos e atraentes, mas não de forma que incomode o usuário. Para isso, escreva de forma leve e natural.
Ofereça algo “a mais” para o seu leitor
Se você quer iniciar ou intensificar o relacionamento com sua audiência, não comece pedindo a eles suas informações. Em vez disso, faça o oposto, e ofereça algo para essas pessoas, de preferência algo que você saiba que gera valor para elas.
Contudo, não se esqueça de que, para obter o que você deseja, aquilo que você oferece realmente deve gerar valor para seu público-alvo.
Assuma erros
É claro que não estamos estimulando você a cometer erros, mas sim a assumi-los quando a situação se faz necessária.
Dessa forma, você criará uma espécie de conexão com suas personas, mostrando a elas que, assim como todo mundo, sua empresa também é passível de cometer deslizes, mas que passa por cima das adversidades para ter uma relação de confiança com seu público — e pode até usar a situação para oferecer uma compensação aos seus Leads e clientes.
Faça o Lead/cliente concordar com você
Se você falar sobre os problemas que o Lead/cliente enfrenta e mostrar que você pode ajudar a solucioná-los, a situação muda completamente. Isso porque, ao fazer sua audiência identificar e admitir seus problemas e dúvidas, você naturalmente a estimula a buscar soluções que atendam a determinado problema. A solução, no caso, é você que oferece.
Dessa forma, o cliente estaria propenso a dizer sim e aumentaria a chance de fechar o negócio devido ao compromisso firmado.
Poste com frequência
Ter constância é o ponto-chave para engajar com o seu público e quanto maior o engajamento, melhor são os seus resultados.
Ao estar presente publicando novos conteúdos, você chama mais leitores e, consequentemente, aumenta sua conversão e melhora o tráfego.
Crie títulos atraentes
É por meio do título que o usuário vai dar mais atenção ao seu conteúdo e decidir clicar ou não para lê-lo. Por isso, escreva títulos criativos, curtos, objetivos, únicos e que tragam uma sensação de urgência ao leitor.
Conclusão
Agora que você já conseguiu entender o que é um Copywriting e como ele é importante para gerar mais leads e passar credibilidade, clique aqui e converse com os nossos especialistas sobre!!
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