Não é novidade para ninguém que o marketing digital dominou o ambiente digital e mudou a forma como as empresas faziam estratégias para aumentar suas vendas. O marketing digital está em constante evolução e é essencial que a sua empresa esteja atenta a todas as novidades e novas tendências que surgem.
Diante de mudanças constantes no comportamento de compra dos clientes, as empresas enfrentam o desafio de fazer mais e melhor todos os dias. Dessa forma, para se tornar competitivo é preciso acompanhar o mercado e começar a agir hoje.
Continue lendo para saber mais como o marketing digital pode alavancar mais ainda em 2023!
O constante crescimento do marketing digital
O marketing digital está crescendo cada vez mais como uma solução para impulsionar negócios. Essa é uma maneira mais eficaz de conquistar clientes, difundir sua imagem e aproveitar as oportunidades de geração de receita que o marketing digital pode te proporcionar.
Observando a grande tendência do crescimento do marketing digital, a projeção para 2023 é extremamente promissora. A acessibilidade dos usuários, anúncios inteligentes e a personalização do conteúdo estão entre os principais fatores que contribuirão para o crescimento constante do marketing digital.
Afinal, quais são as tendências para 2023?
Saber quais são as novas tendências do marketing digital é fundamental para ficar na frente da concorrência em 2023. E mesmo que a sua empresa seja física, é no digital que tudo acontece!
Práticas internas e soluções tecnológicas passam a ser adotadas para se adequarem às mudanças do mercado. Investir e fazer um marketing de qualidade é essencial para atrair o público desejado em menos tempo e posicionar o nome da sua empresa no mercado.
As expectativas, exigências e objeções do público são diferentes. Então, as ações e campanhas desenvolvidas pelas empresas precisam estar alinhadas para que a marca seja mais atrativa para o consumidor.
A automação e a inteligência artificial são grandes tendências do marketing digital. Não podemos esquecer que os dados são indispensáveis para que as equipes de vendas e marketing consigam ter uma atuação cada vez mais eficiente.
Veja abaixo as principais tendências do marketing digital para 2023:
1- Eventos híbridos para aumentar o alcance do networking e do conteúdo
A intenção é fazer com que 2023 consolide os encontros híbridos. Do mesmo jeito que os modelos de trabalho híbridos e remotos permitem a contratação de pessoas fisicamente distantes, os eventos que combinam vídeos e o presencial, proporcionam levar o conteúdo e o networking a muitas pessoas.
2- Comunicação mais simples e rápida
De fato, as pessoas estão cada vez mais acostumadas a consumir stories e vídeos curtos, seja nas redes sociais, no aplicativo do Google ou no WhatsApp. Mesmo em SEO, a tendência para 2023 é o consumo mais rápido.
3- Criatividade
A criatividade é um fator a mais que nunca deve ser deixado de lado, pois ela é essencial em tudo o que fazemos, principalmente na criação de campanhas para a sua marca.
Para te ajudar a ter mais criatividade, consuma conteúdos que tragam ideias diferentes e que te desafiem.
4- Marketing e vendas cada vez mais juntos
Para que as estratégias da sua empresa tenha sucesso, é preciso que os setores de marketing e vendas estejam alinhadas, unidas e trabalhando juntas, planejando e analisando todo o processo. Dessa forma, é possível atingir o crescimento previsível.
O marketing precisa passar a olhar pelo funil inteiro, buscando melhorar a sua estratégia. Já as vendas, por sua vez, guia o cliente de uma forma especializada, usando de uma forma estratégica as informações que vem do marketing, até fechar o negócio.
Para que isso aconteça, é preciso ter ferramentas de marketing e vendas integradas. Assim, facilita a troca de dados e informações para garantir a visibilidade de toda a jornada de compra, fazendo com que a operação se torne mais inteligente e cooperativa.
5- Comunidades como potencializadoras de vendas
A comunidade digital pode virar um ativo de vendas e marketing. Isso porque o gestor ou empreendedor não precisa se preocupar em conseguir mais clientes. Confira o que as comunidades podem trazer:
- Fazer mais vendas por indicação;
- Aumentar a fidelização e retenção de clientes;
- Transformar o que você vende em uma causa;
- Estreitar o relacionamento com o cliente;
- Aumentar o lifetime value ( LTV)
6- Marketing de influência
Essa ferramenta já é consolidada entre marcas e comunidades. Sua estratégia demonstra que marcas e influenciadores podem andar juntos, desde que haja co criação dos dois lados, prezando pela construção de relações com clientes a longo prazo.
7- Webinars como principal conteúdo educativo
Enxergamos os webinars como principal conteúdo educativo e de geração de leads. Os fatores são:
- As pessoas querem cada vez mais consumir seus conteúdos;
- Traz convidados com diferentes visões;
- Geração de conteúdos;
- Apresenta os produtos em uma forma de live commerce;
- Aceleração de conversão usando chats e QR codes.
8- Conteúdo criado com foco no usuário
O conteúdo autêntico e criado pelo próprio usuário vai estar mais em alta em 2023 devido ao marketing de influência. Deixar os clientes participarem da sua empresa postando conteúdos, acaba trazendo uma visibilidade grande e ao mesmo tempo mais natural, já que pagar pessoas famosas para influenciar pode custar mais caro.
Assim, uma boa estratégia é fazer com que os clientes participem mais nesse processo de divulgação de forma inteligente e ele ganhe mais liberdade para eles. Para isso, ofereça premiações ou descontos para despertar o interesse de participação no processo. O importante é fazer o cliente se sentir valorizado e incluído.
Conclusão
Conforme os anos vão passando, novas tendências e novidades surgem no marketing digital e é de extrema importância que a sua empresa esteja atenta a todas elas. Utilizar as estratégias de marketing digital farão com que você ajude a alavancar o seu negócio! Por isso, entre em contato com os nossos especialistas em marketing digital para saber mais sobre.
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