O branded content pode ser relativamente novo e menos conhecido. Porém, ele traz uma solução inovadora para os desafios de transmitir a mensagem da sua marca aos consumidores. Neste artigo, vamos explicar como o Branded Content funciona e como você pode aplicá-lo na estratégia de marketing da sua empresa.
O que é Branded content?
O branded content nada mais é do que a produção de conteúdos de uma marca específica e esses conteúdos devem ser criados para serem eficazes, relevantes e de qualidade, para assim, atrair e conquistar o público.
O branded content chega para falar da marca sem necessariamente abordá-la. Essa estratégia de marketing aborda informação, entretenimento e publicidade. Tudo isso oferecendo algo ao consumidor que seja de grande importância para ele.
Além disso, o branded content também pode ser desenvolvido através de diversos formatos e canais digitais. Inclusive, usando aplicativos para ajudar em suas estratégias.
Como produzir o branded content?
Para desenvolver o branded content para a sua marca, você precisa saber primeiramente que essa estratégia pode ser realizada em diversos canais de comunicação e também em variados formatos.
Depois de toda produção e publicação do conteúdo, o que você faz após isso é crucial para o sucesso do conteúdo e do seu negócio. O objetivo depois da publicação, é entender como o público está recebendo esse conteúdo e tentar mantê-lo “ativo”.
Quando uma marca oferece ao público um conteúdo que quebra suas expectativas, a chance de gerar interesse e curiosidade sobre ela é muito maior. É por esse motivo que muitos marcas estão desenvolvendo branded content no seu negócio, pois ele trabalha de uma forma mais divertida, humorística e dinâmica.
Um ponto muito importante a destacar é a importância do diálogo do branded content com outros conteúdos que estão sendo produzidos. Você pode fazer menção a eles, ou eles a você quando publicarem os conteúdos.
Esse é um fenômeno espontâneo e é difícil planejar para que esse tipo de interação aconteça. Porém, quando ela acontece, gera muito mais interesse e identificação no público, trazendo excelentes resultados em publicidade e divulgação para sua marca.
Não há regra para o conteúdo da marca ser um sucesso entre os clientes, mas existem fatores que podem colaborar, e muito. Alguns fatores são:
Relevância de conteúdo
Desenvolva conteúdos que chame a atenção dos seus clientes por meio da curiosidade, da surpresa, da novidade e da importância que ele vai ter para o seu nicho.
Para fazer com que o público tenha interesse no seu conteúdo, nada melhor do que quebrar as expectativas do seu cliente. Oferecer algo que ele nunca imaginou que a sua empresa ofereceria pode ser um bom caminho a ser seguido
Engajamento com o cliente
Para que a sua estratégia de branded content seja bem-sucedida, aposte em conteúdo que gere engajamento com seu cliente. Portanto, tornar o conteúdo da sua marca popular por mais tempo é essencial que ele seja disseminado para o maior número de pessoas
Porém, você vai precisar contar com o interesse dos seus clientes, é mais provável que eles compartilhem em seus perfis de redes sociais e comentem com os amigos em rodas de conversas.
O branded content é imprevisível, por depender do interesse dos consumidores, acaba fugindo do controle total das marcas.
Qual é a diferença entre Branded content e Marketing de conteúdo?
Confundir as duas estratégias é normal, pois muitas vezes não é feita uma distinção clara entre essas duas estratégias de marketing. Algumas agências trabalham com ambas, alguns meios de comunicação divulgam os conceitos superficialmente, e tudo isso só ajuda a aprofundar as dúvidas.
O branded content não é a mesma coisa, e nem uma subcategoria, do marketing de conteúdo. E, embora os dois compartilhem a mesma ferramenta principal, cada um tem uma maneira diferente de usá-la.
Para o branded content, o foco de todas as ações está no posicionamento e na divulgação da marca. Enquanto isso, no marketing de conteúdo, trabalhar a marca pode ser um dos focos, mas não é o único.
Outro ponto em que o branded content se afasta do marketing de conteúdo é a questão das vendas. O marketing de conteúdo busca exercer uma influência direta para aumentar as vendas. A influência do branded content sobre as vendas existe, mas é indireta. Ela se desenvolve a partir do sentimento do público em relação à marca, e esse sentimento é nutrido de forma sutil.
Qual o objetivo do Branded Content?
O objetivo e foco do branded content não é a divulgação de um produto ou serviço. Na verdade, ele está relacionado à publicidade, que tenta convencer e persuadir alguém a comprar algo.
No entanto, além de entreter, os conteúdos de marca visam:
- reforçar o posicionamento de marca;
- aumento do valor da marca (brand equity);
- lembrança espontânea da empresa;
- criação de conexão com o público-alvo;
- aumentar o engajamento com o consumidor;
- gerar uma comunidade em torno da marca.
Estratégias para o Branded content
Antes de colocar a mão na massa, listamos 5 dicas para uma ótima estratégia
1- Gere conexão
Esteja onde o seu potencial cliente está e explore os mais variados canais de distribuição. Para isso, você precisa criar conteúdos que atraiam sua persona.
Uma conexão profunda só é formada quando você age como um amigo próximo do seu cliente. Então, não tente abraçar o mundo, produza conteúdo para quem realmente tem potencial de tornar-se um consumidor.
2- Gere empatia
Para saber o tom de voz adequado ao público, e a linguagem para gerar ações mais humanizadas, é preciso entender a jornada do cliente. Assim, para uma comunicação empática, saiba suas motivações, necessidades, dores, desejos e dificuldades.
3- Tenha relevância
Os conteúdos devem ser atraentes e emocionar a sua audiência. Ou seja, no caso de uma publicidade tradicional, será apenas mais um dos muitos que as pessoas ignoram no dia a dia.
4- Coloque em prática
O branded content consiste em arriscar, experimentar e tentar quantas vezes for preciso. Quanto mais canais, formatos e abordagens testar, maiores serão as chances de encontrar espaço na mente dos consumidores.
Se você não sabe qual conteúdo produzir, pesquise a concorrência e veja exemplos de marcas relacionadas ao seu negócio que deram certo.
Conclusão
Agora que já deu para entender bem o que é, como funciona e quais são as estratégias do branded content e como elas ajudam a atrair e conquistar mais clientes, não perca tempo e ja entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas em marketing digital!
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