A plataforma do Facebook tem se esforçado para conciliar, em uma única plataforma, um ambiente agradável para seus usuários e um veículo publicitário de alcance mundial, que não tenha problemas em seu funcionamento e publicações. O Facebook adotou regras bem rígidas quanto aos anúncios e promoções pagas em sua plataforma, visando garantir que o conteúdo seja de alta qualidade e que proporcione uma experiência positiva para todos os usuários. Continue lendo para saber o que é conteúdo perturbador e de baixa qualidade, o que não pode ser publicado e como resolver esse problema.
Mensagem de conteúdo perturbador e de baixa qualidade
Os anúncios de baixa qualidade no Facebook proporcionam experiências negativas e não combinam com o objetivo da plataforma de criar conexões significativas entre pessoas e empresas. Esses anúncios, que muitas vezes são sensacionalistas ou enganosos, podem levar os usuários a desconfiar das marcas e a evitar interagir com elas no futuro. Até mesmo quem usa o Facebook como estratégia de marketing sentiu dificuldades para continuar promovendo seus serviços e produtos, porque nem tudo pode ser anunciado no Facebook Ads.
O Facebook criou um guia de Políticas de Publicidade, que lista desde o processo de avaliação interna dos anúncios até quais são os conteúdos proibidos ou que devem ser restritos na rede social. O objetivo da rede social é limitar, cada vez mais, esse tipo de anúncio na plataforma, promovendo um ambiente mais seguro e confiável tanto para os anunciantes quanto para os usuários.
O que não pode ser anunciado no Facebook?
Quando aparece uma mensagem de que uma publicação ou anúncio possui um conteúdo perturbador e de baixa qualidade, muitas pessoas passam a não confiar mais nas publicações daquela conta, e o perfil passa a ser visto como má referência. As políticas de publicidade do Facebook determinam duas grandes categorias a se observar: Conteúdos Proibidos e Conteúdos Restritos.
Abaixo, separamos uma lista de quais são esses conteúdos proibidos e restritos, e quais são os anúncios que não podem ser publicados na plataforma. Confira a lista a seguir para garantir que suas campanhas estejam em conformidade com as políticas do Facebook e sejam bem-sucedidas.
Conteúdo Sensacionalista
Atualmente, uma das maiores preocupações do Facebook é em relação à propagação da violência, seja ela explícita ou não. Por isso, de acordo com a empresa, os anúncios não devem conter conteúdos visuais que possam ser chocantes, que transmitam violência explícita ou que sejam desrespeitosos. Basicamente, os conteúdos sensíveis e que não podem ser postados incluem qualquer imagem ou vídeo que possa assustar os visualizadores, sejam elas sangrentas, sensacionalistas ou que façam apologia à violência.
Anúncios que utilizam imagens impactantes ou assustadoras para atrair a atenção do usuário podem ser considerados sensacionalistas e, portanto, violar as políticas do Facebook. Esses conteúdos não apenas criam uma experiência negativa para os usuários, mas também podem prejudicar a reputação da marca, levando à desconfiança e à rejeição por parte do público.
Conteúdo Perigoso
Essa categoria específica não está explicitamente mencionada nas políticas de imagem do Facebook, mas é importante destacá-la, pois ela se encaixa dentro das normas da comunidade e tem sido um obstáculo para muitos anunciantes na plataforma.
O conteúdo perigoso refere-se à proibição de conteúdos que possam ser perigosos para o usuário ou que incitem algum tipo de conduta negativa. Exemplos de conteúdo perigoso incluem imagens que façam referência ao bullying, maus-tratos, violência física, humilhação, suicídio ou automutilação. Esse tipo de conteúdo não apenas viola as políticas do Facebook, mas também pode causar danos emocionais e psicológicos aos usuários que o visualizam.
Produtos ou serviços ilegais
Os anúncios não devem promover, facilitar ou constituir a venda de produtos, serviços ou atividades que são ilegais. Além disso, anúncios direcionados a menores de idade não devem promover produtos, serviços ou conteúdos que sejam inapropriados, ilegais ou inseguros, ou que explorem, enganem ou exerçam pressão sobre as faixas etárias direcionadas.
Essa regra é fundamental para garantir que o Facebook permaneça uma plataforma segura e confiável para todos os usuários, independentemente da idade ou localização. Promover produtos ou serviços ilegais não apenas infringe as políticas do Facebook, mas também pode levar a graves consequências legais para o anunciante.
Linguagem Ofensiva
Essa categoria está relacionada às questões de violência, mas com foco na comunicação em si. Ou seja, a linguagem usada no anúncio não deve ser agressiva ou ofensiva. A linguagem ofensiva pode ser tanto verbal quanto visual. Por isso, é importante verificar se as expressões utilizadas nos anúncios não são consideradas ofensivas, assim como os gestos feitos pelos modelos fotográficos.
A utilização de uma linguagem ofensiva pode afastar potenciais clientes e manchar a reputação da sua marca. O Facebook é uma plataforma onde a inclusão e o respeito são altamente valorizados, por isso, é essencial garantir que o conteúdo dos anúncios esteja alinhado com esses valores.
Conteúdo adulto
Os anúncios publicados na plataforma não podem incluir conteúdo adulto. Isso abrange nudez, representações de pessoas em posições explícitas ou sugestivas, ou atividades sexualmente provocativas. Anúncios que afirmam ou sugerem a possibilidade de conhecer uma pessoa, conectar-se com ela ou ver um conteúdo criado por ela não podem ser posicionados de maneira sexual ou com a intenção de sexualizar a pessoa em destaque no anúncio. Esse tipo de conteúdo é totalmente proibido e traz má credibilidade para o seu perfil.
Promover conteúdo adulto na plataforma não apenas viola as políticas do Facebook, mas também pode resultar em penalidades severas, incluindo a suspensão da conta de anúncios. É essencial garantir que o conteúdo seja apropriado para todos os públicos e não contenha elementos que possam ser considerados inapropriados ou ofensivos.
Conteúdo perturbador ou de baixa qualidade
Essa categoria pune anúncios pouco confiáveis ou que têm como objetivo enganar o leitor, causando uma experiência perturbadora ou inesperada. Isso inclui o uso de imagens sensacionalistas que pouco ou nada se relacionam com a página de destino, anúncios com pop-ups que atrapalham a navegação na plataforma e imagens exageradamente recortadas ou que fazem as pessoas clicarem no anúncio para visualizar a imagem completa.
Além disso, o Facebook busca evitar que os usuários tenham experiências negativas ao interagir com anúncios que parecem enganosos ou que não correspondem ao conteúdo real da página de destino. Anúncios que criam uma expectativa falsa ou que manipulam os usuários para clicarem devem ser evitados a todo custo.
Saúde Pessoal
Assim como tratado nos Padrões da Comunidade da rede social, os conteúdos publicados não devem estimular aspectos negativos em relação aos atributos pessoais, principalmente quando dizem respeito à saúde e ao bem-estar de cada um. Por isso, é importante evitar o uso de fotos de balanças, fitas métricas, abdomens malhados em zoom e os adorados “antes e depois”. Esse tipo de conteúdo pode mexer com a autoestima dos usuários e prejudicar ainda mais o seu bem-estar.
O Facebook está comprometido em criar um ambiente seguro e positivo, onde os usuários possam interagir sem serem expostos a conteúdos que possam afetar negativamente sua saúde mental e emocional. Anúncios que promovem uma imagem corporal negativa ou que pressionam os usuários a adotarem padrões irreais de beleza são fortemente desencorajados.
Conteúdo Proibido e Restrito
Nessa categoria, é necessária uma atenção maior em relação ao conteúdo proibido para não infringir os Padrões da Comunidade do Facebook e nem as Diretrizes da Comunidade do Instagram. Essas normas são usadas pelas plataformas para assegurar que o conteúdo publicado não incentiva violência, ameaças, discursos de ódio, nudez e outras ações que podem ir contra a lei do país. Além disso, é importante não usar imagens ou vídeos que não são de propriedade do usuário. Alguns exemplos de conteúdos proibidos incluem:
- Práticas discriminatórias;
- Produtos de tabaco;
- Drogas e produtos relacionados com drogas;
- Suplementos perigosos;
- Armas, munições ou explosivos;
- Leilões;
- Documentos falsos;
- Conteúdo falso ou enganoso;
- Conteúdo controverso;
- Páginas de destino que não funcionem;
- Equipamentos de vigilância;
- E muito mais!
O conteúdo restrito é aquele que pode estar sob normas e leis de cada país, ou que tem algum detalhe de configuração para que a campanha seja exibida, como a idade do público-alvo. Alguns exemplos de conteúdos restritos são:
- Bebidas alcoólicas;
- Serviços de jogos de azar valendo dinheiro real;
- Loterias estaduais;
- Farmácias online;
- Suplementos;
- Serviços de assinatura;
- Serviços financeiros;
- Conteúdo de marca.
Conclusão
Conhecendo e seguindo as políticas de publicidade do Facebook e sabendo quais são os conteúdos e anúncios que não podem ser postados, você facilitará na hora de garantir a aprovação das campanhas, além de poder deixar claro para seus clientes se o que eles desejam anunciar é possível ou não, passando mais credibilidade e segurança para eles. Todas as regras e restrições que você leu acima foram criadas para oferecer a melhor experiência possível ao usuário do Facebook. Portanto, siga todas as regras corretamente para garantir que suas campanhas sejam bem-sucedidas e que sua presença na plataforma seja positiva.
Veja também: