Hoje, o Pinterest é uma das redes sociais mais famosas no mundo e é um dos principais meios de divulgação e compartilhamento de publicações. Como em todas as outras redes sociais, o Pinterest também depende do número de seguidores para que o conteúdo tenha um grande alcance e visibilidade.
Para conseguir seguidores e bombar no Pinterest é preciso de estratégias voltadas especificamente para crescer na rede social e ganhar mais seguidores de uma forma estratégica, natural e objetiva. Continue lendo para saber as principais dicas!
O que é e como usar o Pinterest?
O Pinterest é uma plataforma online de descoberta visual, de compartilhamento e uma ótima ferramenta para as vendas onlines e marketing digital. Nela, o público procura por referências e idéias para diferentes objetivos.
Antes de saber como usar e como crescer nessa rede social, é importante conhecer quais são os termos e palavras mais usados nela, veja:
- Pin: post da rede social, ou uma “ideia” visualizada pelo usuário;
- Follow: é a opção para seguir outros usuários e acompanhar suas publicações;
- Board/Painel: pastas usadas para separar os pins salvos em temas ou categorias.
- Place Pin: recurso que faz o painel aparecer em forma de mapa. Ideal para marcar e destacar as localizações dos pins salvos;
- Re-Pin: é um recurso para compartilhar. O usuário pode dar um re-pin em uma imagem que já salva no Pinterest e incluí-la em uma de suas pastas;
- Pint It: botão pelo qual o usuário transforma uma imagem externa ao Pinterest em um pin, adicionando-a em um de seus painéis;
Dicas que vão te ajudar a crescer no Pinterest
O primeiro passo para começar toda ação de estratégia de marketing é ter um perfil comercial. Além de você usar o nome da sua empresa ou marca, você terá acesso direto ao Google Analytic do Pinterest, que é essencial para ajudar a analisar seus resultados.
Se você deseja aumentar o tráfego no seu site e suas vendas, é necessário saber e compreender as estratégias e dicas para crescer na rede social e atrair mais seguidores para o seu perfil. Confira as principais dicas:
Organize estrategicamente suas pastas no Pinterest
O Pinterest é uma rede social onde as pessoas buscam por referências, então uma boa parte do público começa a usá-lo indo direto ao campo de buscas. Ou seja, organizar as suas pastas significa que você está entendendo o que o público busca, quais conteúdos eles mais estão consumindo e, a partir disso, como você pode usar essa informação para organizar seus conteúdos em pastas.
O primeiro passo para isso, é pensar de modo estratégico e realizar um trabalho de SEO para o Pinterest. Ou seja, entender quais são as buscas relacionadas ao seu conteúdo e nomear suas pastas estrategicamente.
Ao otimizar os seus pins utilizando as técnicas de SEO, você poderá aparecer em uma melhor posição nos mecanismos de buscas do Pinterest, assim, tornando-se prioridade em relação aos outros.
Engaje seus seguidores
Manter seus seguidores atuais engajados é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a visibilidade dos seus conteúdos e crescer no Pinterest. Antes do Pinterest entregar seus conteúdos nas buscas dos usuários, ele primeiro entrega para os seguidores do perfil criador e depois analisa o comportamento do público-alvo.
Quanto mais os usuários curtirem, salvarem, comentarem, compartilharem, clicarem e visualizarem o seu pin, mais relevante o seu conteúdo será para o Pinterest. Por isso, para garantir seu alcance e visualização, pense sempre em agradar e priorizar os seus seguidores atuais.
Defina objetivos e público-alvo
O primeiro passo de toda estratégia bem-sucedida, é a definição de metas, objetivos e público-alvo. É fundamental que você estabeleça pelo menos dois objetivos principais que irão comandar as suas ações e prioridades no Pinterest.
Além disso, também é importante definir qual é o seu público-alvo que você pretende atingir e atrair para a sua marca. Você pode fazer isso levando em consideração o gênero, idade, localidade, comportamento e interesses.
Dessa forma, definindo tudo antes de começar a planejar suas estratégias, você conseguirá guiar sua criação de conteúdos e ações de uma forma mais específica e direta.
Siga perfis relacionados e interaja com eles
Assim como as outras redes sociais, no Pinterest também é preciso se relacionar e criar conexão com as pessoas. Nessa rede social, é super importante interagir e mostrar-se ativo.
Uma boa dica é seguir e interagir com perfis e marcas que atuam no mesmo segmento que você. Tudo isso te ajuda a criar relações, aumentar seu alcance, gerar mais seguidores e ganhar credibilidade. Então, navegue e entre em contato com outros criadores de conteúdo.
Crie pins originais
O principal motivo que faz com que as pessoas queiram seguir o seu perfil, é pela quantidade e qualidade de pins incríveis que você tem a oferecer. O Pinterest é como um grande catálogo de referências, os usuários da rede social estão em busca de imagens incríveis, boas referências para serem guardadas e compartilhadas.
Por isso, é mais do que essencial produzir conteúdos bons e relevantes para conquistar o público e ser visto como referência no Pinterest.
O Pinterest é uma rede social muito ativa e cheia de novidade a cada instante e nela, você precisa estar sempre ativo para que os resultados apareçam. É importante não só criar conteúdos, mas também postá-los diariamente com uma boa frequência no seu perfil.
Trabalhe também o texto
Além de criar uma boa imagem e um bom vídeo para o seu conteúdo, você também terá que criar textos, são eles: o título, descrição e legenda do pin. Lembre-se que os usuários vão chegar até o seu conteúdo por meio do título e descrição presente neles.
Conecte o seu site
O Pinterest é um ótimo gestor de tráfego e uma das formas de avaliar esse efeito passa por reivindicar o seu site. Assim, qualquer pin que for criado a partir de um conteúdo presente no seu site, terá a sua conta do Pinterest sempre associada a ele.
Além disso, o Pinterest certifica-se de que os seus pins originais têm prioridade em relação aos mesmos pins publicados por outras pessoas. Poder acompanhar e analisar o tráfego que está a ser gerado é uma das grandes vantagens.
Conclusão
O Pinterest é uma plataforma de referências, inspirações e ideias criativas juntadas com diversos conteúdos de diferentes tipos de segmentos. Se você deseja trabalhar com essa rede social, crescer e ganhar cada vez mais seguidores, é fundamental seguir as dicas e estratégias que podem ajudar cada vez mais. Por isso, entre em contato com a HostConect para saber qual a estratégia perfeita para o seu negócio!
Veja também:
Dicas de conteúdos para a sua loja virtual
Dicas de qual o melhor conteúdo para postar nas redes sociais
Redes sociais são decisivas para conversão