links dofollow e nofollow

O que são links dofollow e nofollow?

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Links dofollow e nofollow são aqueles que, ao serem inseridos no seu site, podem ter um apontamento de volta ou não. Ambos devem ser usados dentro de uma estratégia de conteúdo, desde que sigam boas práticas que aumentem os seus resultados digitais. Venha saber o que é os links follows e no follows. 

dofollow e nofollow

O que são links follow e no follow?

Cada novo link no seu site ou blog aumenta as suas possibilidades de ter mais visitantes e um melhor posicionamento nos buscadores. Isso é extremamente importante pois permite que mais pessoas vejam seu conteúdo e ganhar mais visibilidade.

Afinal, o algoritmo do Google ao ver tantos links, conclui que se tantas pessoas estão linkando seu site, ele deve ser muito bom e, portanto, merece um posicionamento melhor. 

O que é links dofollow?

Os links do follow são aqueles que permitem que o Google aponte de volta o seu site ou blog. Assim, toda vez que você insere um link do follow no seu site, ele pode apontar de volta para você, o que ganha mais credibilidade e fortalece a sua autoridade ao mostrar para os buscadores que outros sites, blogs e posts estão linkando para você. 

Por isso, ao inserir links externos no seu blog, tenha certeza de que eles são de sites com boa autoridade e confiança, pois isso será muito importante para o crescimento da autoridade do seu site ou blog também. 

O que é links nofollow?

 Existem aqueles links que você pode inserir e não ter um apontamento de volta, que são os chamados links nofollow. Eles não impulsionam o PageRank e muito menos ajudar numa melhor colocação na SERP

Ferramentas como o SEMRush podem mostrar quais links são dofollow e quais são nofollow para que você os leve em consideração ao inseri-los em algum conteúdo seu. 

Mas por que alguém deixaria o próprio site ou blog como nofollow?

O que ocorre é que da mesma forma que os links bons apontando o seu domínio o tornam melhor, links ruins podem diminuir a sua autoridade diante do Google.

Afinal, da mesma forma que o algoritmo conclui que os sites bons estão apontando para o seu site, ele também pode concluir que se sites ruins estão apontando para o seu, o seu provavelmente deve ser ruim também. Dessa forma, os sites que são muito bons certamente tem links nofollows. 

O que considerar na prática de links dofollow e nofollows

É necessário saber quais são os pontos que você deve considerar ao inserir links no seu site ou blog que podem ser tanto do follow quanto nofollow.

Em primeiro lugar,  você deve levantar quais sites ou blogs você quer que os seus conteúdos citam e que também possam apontar você de volta como dofollow. Certifique-se sempre de que eles são links de autoridade e relevantes para a sua postagem e não somente por conta da linkagem. 

A cada atualização, o Google considera mais os conteúdos que são feitos para o usuário e não para os motores de busca. Se uma informação inserida no seu site não for relevante, mas você sentir que precisa de um link, optar por nofollow é a melhor opção. Certifique-se também que links de anúncio, afiliados, e afins, não sejam dofollow. 

O que considerar ao ter seus links publicados em outros sites

Embora uma quantidade maior de links possa ter impacto direto nas classificações de pesquisa do seu domínio, links vindos de sites com pouca autoridade e credibilidade podem prejudicar o seu. Portanto, o certo él não segui-los de volta. 

Mesmo que o link apontado em sites de terceiros seja nofollow, ele ainda será visível às pessoas que o visitam, sendo, portanto, uma fonte de tráfego para o seu site ou blog. Portanto, não se preocupe. 

O que considerar ao inserir links externos no seu site ou blog

Se você tiver um link para outro website e quiser que o Google reconheça que você se vinculou a ele, o recomendável é que você use um link dofollow. 

Este tipo de link é útil para os mecanismos de pesquisa, pois podem ajudar os buscadores a ter uma ideia melhor do que se trata o seu conteúdo. 

O Google está favorecendo mais os textos que aparentam ser naturais em vez daqueles que querem simplesmente ter um bom rankeamento, mesmo que isso prejudique a experiência do usuário. Portanto, foque em trazer conteúdos relevantes e passar credibilidade para os leads. 

Como conseguir links para o seu site?

Quanto maior a quantidade de sites confiáveis apontando o seu, maior será a relevância dele para os buscadores.

O primeiro passo, é criar o melhor conteúdo sobre algum assunto. Pois, quanto mais relevante e útil ele for para a sua persona, maiores serão as chances dele ser bem posicionado nos resultados de busca, fazendo com que outros sites o apontem como referência do assunto que você fala no conteúdo.

Qual a diferença entre os links dofollows e nofollows?

A principal diferença entre um link dofollow e um link nofollow está no tipo de relação construída entre o site que insere o link em seu conteúdo e o site que é citado por meio deste link. 

Quando um site recebe um link dofollow, os motores de busca logo entendem que há uma relação de confiança entre o domínio que concedeu o link e o domínio que foi linkado.

Ele percebe o site linkado como uma boa referência e pode concluir que ele merece ser visto por mais pessoas e isso leva a um bom ranqueamento. Isso acontece, principalmente, quando o site que faz a referência tem grande autoridade. 

Então, o site que foi citado por meio do link passa a ter sua autoridade um pouco maior e com chances de ocupar uma posição mais elevada no ranking de resultados. Tudo isso pode ser medido por meio de ferramentas como o MOZ, Ahrefs, entre outras do mercado.

Qual a melhor opção?

Dentro de uma estratégia de link building, o link dofollow é capaz de trazer resultados mais perceptíveis. Sites que enviam links dofollow com responsabilidade costumam ser valorizados pelos algoritmos, pois colaboram para a navegação dos crawlers.

Porém, os links nofollow também têm a sua importância na construção da autoridade de um site. Acontece que esses mesmos algoritmos estão sempre privilegiando interações naturais, que priorizem verdadeiramente a experiência do usuário. 

O link nofollow, mesmo não trazendo toda a autoridade possível para o seu site, não deixa de ser uma forma de citação que não será completamente ignorada pelo Google.

Além disso, por meio desse link o seu site poderá receber algum volume de tráfego, o que também conta como fator de ranqueamento.

Conclusão

Agora que já deu para entender melhor o que é links follows e no follows e quais são suas diferenças, ficará mais fácil escolher qual estratégia seguir! Clique aqui para entrar em contato com a Hostconect e conversar com os nossos especialistas sobre as melhores estratégias para alavancar o seu site/blog.

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