Muitos empreendedores que possuem negócios locais ainda pensam que o marketing digital só ajuda empresas, marcas e lojas digitais. Se você é um dos empreendedores que pensa assim, você está muito enganado.
Mesmo que seu negócio seja local, ainda assim é possível montar estratégias e fazer sucesso mesmo que em uma escala menor, atingindo as pessoas que estão próximas de você.
O papel do marketing digital no seu negócio local é essencial pois tem um papel crucial para agradar o cliente e trazer uma experiência muito melhor e mais eficiente para ele. Venha saber mais sobre como seu negócio local pode utilizar o marketing digital!
Em primeiro lugar, o que é marketing digital?
Antes de saber como utilizar o marketing digital no seu negócio local, é preciso saber o que é!
O marketing digital nada mais é do que um conjunto de ferramentas e estratégias pensadas e usadas para ajudar a promover uma marca e vender produtos e serviços no ambiente digital. O objetivo principal do marketing digital é aumentar o alcance da marca, sua visibilidade, atrair clientes e consequentemente, aumentar as vendas.
Ele é muito eficaz para aumentar oportunidades de novos negócios e melhorar a comunicação e relação com o público-alvo. Por isso, ele é recomendado para qualquer negócio, não importa qual seja e independentemente do tamanho.
De fato, o marketing digital vem crescendo e sendo escolhido por diversas empresas, sejam elas digitais ou locais, cada vez mais. Afinal, é essencial que a sua empresa tenha uma forte presença digital e esteja presente em todos os canais digitais para ajudar a aumentar sua visibilidade, atrair clientes, ganhar autoridade no mercado e divulgar sua marca, produtos ou serviços.
O que é marketing local?
O marketing local é uma estratégia de divulgação focada na segmentação geográfica. Ele é muito usado por estabelecimentos locais como lojas, farmácias, restaurantes, supermercados etc.
O objetivo do marketing local é priorizar as iniciativas que ajudem a atrair e engajar pessoas que residam ou trabalhem próximas ao seu negócio.
Ele ajudará a concentrar as iniciativas num público específico, de forma a tornar a abordagem mais focada em trazer resultados.
O marketing local gera oportunidades e aumenta o potencial da empresa para trazer melhores resultados. Por isso, ele se tornou uma peça-chave e fundamental para quem tem um negócio local.
Como funciona o marketing digital para negócios locais?
O marketing digital funciona como um complemento para que os negócios locais direcionem suas estratégias de forma mais eficiente.
Sozinha, a localização geográfica não é o suficiente para reunir todas as informações necessárias sobre o seu público.
Os avanços tecnológicos do marketing digital trouxeram diversas oportunidades que ajudam a entender o comportamento, desejos e necessidades da audiência.
Confira abaixo algumas das principais características do marketing digital para negócios locais:
- personalização e proximidade no atendimento;
- objetivo de agregar valor a alguma marca ou produto;
- análise dos perfis econômicos e culturais do público;
- estudo sobre hábitos e costumes das pessoas que vivem perto da sua região.
Como usar o marketing digital no meu negócio local?
Se você tem um negócio local e deseja aumentar sua visibilidade e atingir um público maior, é necessário saber certinho como utilizar o marketing digital.
Hoje em dia, é extremamente importante que as marcas e empresas tenham uma presença digital. Afinal, praticamente todo mundo está presente na internet e mídias sociais.
Diferentemente das técnicas de marketing digital utilizadas por empresas que já tem uma forte presença digital e está consolidada no mercado, os negócios locais precisam de uma atenção e cuidado maior em alguns pontos específicos. Veja a seguir:
Tenha uma conta no Google Meu Negócio
Apostar nessa ferramenta do Google é a maneira mais acessível de conseguir resultados reais e locais sem investir dinheiro.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite o usuário a saber quais são as empresas mais próximas dele, além do nome, telefone, horário de funcionamento , fotos, endereço e muito mais.
A partir do momento em que você cria uma conta nele e insere todos os seus dados nessa plataforma, sua empresa fica disponível e visível para pessoas que estão pela área conhecerem mais sobre ela.
Administre bem as suas redes sociais
Hoje em dia é muito difícil alguém não ter redes sociais e não fazer parte da internet. Esse tipo de mídia se tornou muito comum e já faz parte do dia a dia de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Depois que as pessoas verem a sua empresa no Google Meu Negócio, ou acessarem o seu site, elas costumam querer conhecer mais a fundo sobre a marca e as redes sociais acabam sendo sempre acionadas.
Para ter bastante visualização e credibilidade, é preciso deixá-las sempre ativas, com postagens frequentes e conteúdos relevantes e de interesse do público.
Tenha seu próprio site
Outra estratégia que parece simples, e é, mas é muito eficaz é a criação de um site. Com ele, você poderá mostrar um pouco mais sobre o seu negócio e distribuir informações importantes como formas de contato, dados institucionais, links para redes sociais e um espaço reservado para as dúvidas.
Incentive recomendações e feedbacks
Depois de criar um site, administrar suas contas nas redes sociais e criar uma conta no Google Meu Negócio, é hora de começar a incentivar os consumidores a darem recomendações e feedbacks para o seu negócio.
Muitos negócios locais sobrevivem de feedbacks positivos, por isso, incentive clientes antigos e os novos a deixar uma avaliação em qualquer um dos canais de comunicação do seu negócio.
Vale a pena investir em marketing digital para negócios locais?
Com certeza! A primeira vantagem de utilizar o marketing digital em negócios locais é a possibilidade de alavancar e destacar o seu negócio.
O papel do marketing digital no seu negócio será de quebrar barreiras e mostrar a história do seu negócio, como ele funciona, quais valores ele agrega naquela região e para você.
Estamos em uma era digital e o consumidor moderno está cada dia mais presente no ambiente online. Logo, é impossível pensar num trabalho de marketing bem-sucedido, sem considerar e colocar em prática as funcionalidades das ferramentas digitais.
Conclusão
Utilizar o marketing digital no seu negócio aumentará o seu público, visibilidade, alcance e vendas. Ter presença digital e quebrar barreiras só beneficiará o seu comércio. Dito isso, não perca tempo e já entre em contato com a Hostconect para conversar com os nossos especialistas em marketing digital para saber qual é a estratégia certa para o seu negócio e tirar suas dúvidas.
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