Atualmente, o instagram é a rede social mais usada e famosa do mundo. Assim como o marketing, o instagram ajuda na comunicação e divulgação de marcas, produtos e serviços.
Mesmo que essa rede social aparenta ter foco em entretenimento e diversão, é possível acompanhar de perto marcas e empresas. Por isso, o instagram apresenta uma grande oportunidade para as marcas. Juntando o marketing digital com o instagram, sua marca vai alavancar nas vendas e ganhar mais clientes.
O que é marketing digital no instagram?
O marketing digital é um conjunto de ações e estratégias que as empresas podem investir para divulgar e vender seus produtos e serviços. Portanto, o marketing digital no instagram é a utilização dessas estratégias voltadas a essa rede social.
Diferente das outras redes sociais e canais de comunicação, o Instagram permite a criação de conteúdos mais espontâneos e interativos, gerando assim uma maior aproximação com o público.
A possibilidade de fazer posts, stories, lives e reels abre portas para várias chances de conquistar uma audiência fiel. Porém, muitas marcas ainda não sabem como fazer marketing social no instagram. Por isso, continue lendo para saber mais sobre!
O que fazer para atrair público no instagram?
O instagram é uma rede muito visual e nela se destacam os conteúdos em imagens e vídeos. Mesmo que algumas informações estejam em formato de texto nos posts, o primeiro impacto é sempre visual.
Confira abaixo algumas dicas de como fazer para atrair o público no instagram:
Crie conteúdo de qualidade e relevante
Criar conteúdos relevantes e de boa qualidade fazem total diferença. Afinal, é exatamente isso que fará com que as pessoas comecem a seguir o perfil da sua marca.
Por isso, crie conteúdos que realmente vão interessar seu público-alvo e use estratégias nele que farão com que as pessoas queiram saber mais sobre o seu produto/serviço.
Foque na sua persona
Se você deseja chamar atenção e atingir as pessoas certas, é necessário criar materiais focados na sua persona.
Seja em posts nos stories, feeds, reels e até mesmo em lives, estabeleça temas que sejam interessantes e relevantes para o público.
Tenha um calendário de postagens
É essencial ter um cronograma de postagens para conseguir planejar as postagens dos conteúdos e se manter organizado. Fazer vários posts em um único dia e ficar muito tempo sem postar são péssimas ações. Pois assim, não tem como gerar engajamento que é algo essencial nas redes sociais.
Uma das maiores vantagens de se fazer marketing no instagram, é que as interações são constantes. Também é importante fazer com que as publicações sejam feitas em horários que façam sentido para o seu público.
Ou seja, o calendário de postagens é usado para fazer o planejamento e controle das postagens. Assim, o fluxo é mais efetivo, com posts especiais, para datas comemorativas, entre outros.
Use #hashtags
As hashtags são muito usadas para atrair pessoas, pois elas são uma forma simples de categorizar conteúdos, seu conceito é muito parecido com a estratégia de palavras-chaves.
As hashtags são excelentes ferramentas, que ajudam a tornar o seu conteúdo uma referência no mercado, o que acaba sendo super importante devido ao competitivo mercado.
Uma boa estratégia é criar uma hashtag com o nome da sua empresa ou alguma expressão que faça referência aos seus valores. Lembre-se de que ela deve ser curta, clara e objetiva.
Faça anúncios
Assim como outras redes sociais, o instagram também tem a opção de criar anúncios pagos. Os anúncios pagos são postagens que tem um alcance maior, pois não aparecem apenas para os seus seguidores, mas para pessoas que tenham o perfil do seu negócio.
Promova o seu perfil
É essencial que você promova o perfil da sua empresa, pois um perfil bem divulgado, faz com que mais pessoas saibam que elas podem encontrar a sua marca nessa rede social.
No seu blog ou site, você pode incluir ícones para compartilhamento de conteúdos nas redes sociais. Feche parceria com marcas relacionadas à sua, faça CTAs convidando os leitores a seguirem o seu perfil e faça anúncios nas suas redes sociais divulgando o seu perfil no instagram.
Ferramentas de marketing para o instagram
A comunicação visual é super importante para chamar atenção do público. A plataforma já mostrou que é possível contar uma história por meio de fotos e vídeos, melhorando o engajamento e melhorando a interação com os usuários.
Veja abaixo as principais ferramentas que auxiliam você a melhorar a gestão do seu perfil:
- VSCO: app de edição e compartilhamento de fotos e vídeos;
- Repost for instagram: app que permite republicar a postagem do feed de outra pessoa;
- Afterlight: aplicativo de edição de imagens;
- Clipchamp: ajuda a centralizar todas as funções necessárias para criar vídeos mais interessantes;
- Social Ranking: plataforma que analisa as informações demográficas dos usuários que seguem o seu perfil;
- Linktree: links exibidos na bio do perfil;
Como criar uma estratégia para fazer a sua marca crescer no Instagram?
O mais importante é ter conhecimento dos seus objetivos, público-alvo, produção de conteúdo e como trabalhar nessa mídia social. Veja algumas dicas de como criar uma estratégia:
- Crie um conteúdo exclusivo;
- Tenha um objetivo claro;
- Use o instagram for business;
- Invista em anúncios.
Conclusão
Juntar o marketing digital e o instagram em uma só estratégia, fará com que a sua marca cresça em visibilidade, público e vendas! Por isso, não perca tempo e já comece a colocar em prática essas estratégias, clique aqui para entrar em contato com os nossos especialistas em marketing digital.
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