Todos os dias, pessoas optam por abrir o seu próprio negócio informal para manter a renda e as contas equilibradas. Ao começar um negócio muitos empreendedores ficam em dúvida sobre se formalizar ou não. Para quem deseja regularizar a sua empresa, a opção mais prática é se tornar MEI – microempreendedor individual. Venha saber mais sobre um MEI e se vale a pena.
O que é MEI?
O MEI é a sigla para microempreendedor individual, esta categoria de empresa que o Estado criou para regularizar os trabalhadores autônomos informais. Por exemplo: motoristas de aplicativo, cabeleireiros, fotógrafos, jornalistas, doceiros, valet de estacionamento, chaveiro…
Em 2020 houve um crescimento de 8,4% dos empreendedores individuais. Acredita-se que o aumento destes números foi impulsionado pelas mudanças econômicas da Pandemia da Covid-19, em que muitos trabalhadores formais perderam os seus empregos e encontraram uma solução no empreendedorismo.
Segundo o Portal do Empreendedor as regras para abrir um MEI são:
- A área de atuação precisa estar na lista das ocupações permitidas (para saber quais são acesse aqui);
- Ter no máximo um empregado que receba salário mínimo ou o piso da categoria;
- Não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa.;
- Ter um faturamento anual de até R$81.000,00 por ano (R$6.750,00 por mês);
- Dependendo da profissão o microempreendedor pode trabalhar em casa, mas é proibido que tenha dois estabelecimentos.
Ao se tornar MEI o profissional recebe um CNPJ o que concede o direito de emitir notas fiscais e criar contas jurídicas. Também o dever de pagar o Simples Nacional (imposto).
Vantagens e Desvantagens de ser MEI:
Para quem pensa em abrir uma empresa ou já trabalha de maneira informal, o MEI pode garantir diversas vantagens para a categoria. Veja a lista das vantagens, a seguir:
- Emissão de nota fiscal.
- Formalização do negócio.
- Direitos do trabalhador.
- Cadastro gratuito.
- Tributação simplificada.
- Linhas de crédito com juros reduzidos.
Depois de descobrir quais as vantagens de ser MEI, é necessário saber que também existem alguns pontos negativos, assim como toda modalidade empresarial. Entenda o que deve ser considerado antes de abrir o MEI:
- Restrição do seguro desemprego
- Aposentadoria limitada
- Limite de faturamento
- Contratação de apenas um funcionário
- Burocracias para receber o alvará
- Não permite sócios
As vantagens de ser MEI valem a pena?
Para conseguir decidir se as vantagens de ser MEI valem a pena, é necessário que você estude e avalie bem seus benefícios e necessidades. Se você é um autônomo que não está formalizado e pretende expandir seu negócio, de maneira que ele se mantenha dentro do limite de arrecadação imposto pelo Governo Federal, o MEI é a melhor opção.
Além do custo baixo para manter a empresa, quem abre um MEI tem acesso a todos os benefícios apresentados e ainda passa a se encaixar dentro da formalidade. Portanto, o cadastro pode oferecer mais facilidade para a prospecção de clientes e prestação de serviços, devido a segurança e credibilidade de ter um CNPJ e poder emitir notas fiscais.
O processo rápido e simples de abertura também é outro diferencial, pois ele facilita a vida de quem quer sair da informalidade, mesmo que a pessoa não tenha tanta familiaridade com esses procedimentos jurídicos.
Por que criar um site?
Você já parou para pensar que a internet pode ser uma grande aliada para o crescimento do seu negócio? A expansão e o uso das mídias digitais vêm ocupando seu importante espaço na vida dos empreendedores há alguns anos.
Atualmente, muitas pessoas decidiram iniciar o empreendedorismo a partir do MEI, e estar conectado é indispensável para garantir destaque no mercado.
Independentemente do segmento, além de trabalhar sua presença em canais como redes sociais e e-mail, o site permite que os clientes encontrem os produtos e serviços com mais facilidade.
Benefícios de ter um site próprio
Praticamente todos os seus clientes estão na internet, seus futuros clientes também podem te encontrar através da internet e a concorrência também tem presença digital.
O site fará com que sua empresa esteja presente no meio online, mostrando seus produtos, serviços, soluções e formas de contato, se tornando um cartão de visitas para a sua marca.
Confira a lista dos principais benefícios de criar um site:
1- Possibilidade de compra online
Se falando de e-commerce, o cliente tem a liberdade de escolher o produto com o tempo desejado, e no horário que for mais conveniente a ele. E em sites, há a chance de o cliente gostar dos seus produtos e entrar em contato solicitando um orçamento.
2- É uma estratégia de marketing
O site está dentre as principais estratégias de marketing. Além da busca orgânica, há a possibilidade de criar anúncios pagos para atingir seu cliente em potencial.
3- Mais competitividade
Além de trazer mais credibilidade à sua marca, ter um site vai te ajudar a ser mais competitivo no mercado. Com um site bem elaborado, conteúdo inteligente e estratégias de SEO, seu negócio pode ser bem ranqueado e ser facilmente encontrado pelos usuários.
4- Acompanhamento de desempenho
Outro benefício do site para pequenas empresas é a possibilidade de monitorar, em tempo real, o seu desempenho, como taxa de conversão, número de visitas, tempo de permanência no site, entre outros.
Conclusão
Para quem deseja regularizar a sua empresa, a opção mais prática é se tornar MEI – microempreendedor individual e criando um site para o seu negócio fica ainda mais fácil. Por isso, entre em contato com a Hostconect e fale com os nossos especialistas em criação de site.
Veja também:
Dicas de marketing de conteúdo para adquirir clientes
O que é gestão de tráfego e como criar estratégias
5 maneiras de potencializar a campanha de marketing com redes sociais