Cada vez mais, empresas de qualquer tamanho tem recorrido à produção de vídeo como forma de promover seus produtos e serviços pela linguagem audiovisual. Os vídeos são uma forma mais dinâmica de fazer com que o público entenda de fato a mensagem que você quer passar. Por isso, venha conferir os principais motivos para criar vídeos para a sua empresa.
Qual a importância de produzir conteúdo em vídeo?
Todo mundo gosta de assistir vídeos e cada vez mais a internet tem sido usada para divulgar essa mídia, tanto para usuários em busca de informação e entretenimento, quanto para as empresas que tem desejo de divulgar seus produtos e serviços.
O que muitos empresários e empreendedores se esquecem, é da importância dos vídeos terem uma boa qualidade. É preciso priorizar pela qualidade e saber como produzir um bom conteúdo em vídeo pois isso ajuda a atrair e captar clientes e leads.
Para alcançar seus potenciais clientes e gerar credibilidade para a sua marca, a melhor alternativa é contratar uma produtora de vídeo ou alguém que tem experiência. Afinal, uma equipe especializada tem cuidado com seu conteúdo audiovisual desde a concepção da ideia até a finalização, com o intuito de fazer com que o material reflita a identidade do seu negócio. Só assim será possível garantir um vídeo que esteja alinhado com a missão, visão e valores da empresa.
Para garantir uma boa qualidade para seu material, há uma série de etapas. Entenda como elas funcionam:
Reunião de pré-produção e briefing na produção de vídeos
O primeiro passo dessa etapa, é realizar uma reunião com todos os envolvidos no projeto, como:
- Gerente de marketing ou proprietário da empresa contratante;
- Diretor: gerente que direciona o projeto e aprova todas as etapas de execução do vídeo;
- Equipe de comunicação: redator (roteirista), equipe de captação e editor de vídeo;
- Terceiros: atores, figurantes, locutores, apresentadores (contratados quando necessário).
A reunião pré-produção é o momento de alinhamento de ideias e objetivos. Além disso, é o momento ideal para fazer um brainstorming para a exercer a criatividade e definir como será o vídeo.
É na primeira reunião onde será definido as demandas, prazos e condições para o vídeo. Já o briefing, servirá para guiar todos os envolvidos no prrojeto – tanto os profissionais quanto quem solicitou o vídeo.
Roteiro
O roteiro é o principal documento durante a produção de vídeo. É assim que a produtora de vídeo deve descrever tudo sobre as gravações: local, falas, ações, direcionamento de câmera, locução, trilha sonora, edições… Ele será utilizado por diversos profissionais, para orientação desde a etapa de pré-produção e pós-produção.
O conteúdo de cada roteiro varia de acordo com a demanda e a necessidade. Por exemplo, quando não há locução e trilha sonora, não é necessário incluir esses elementos no documento. O roteiro deve ser funcional, claro e organizado, já que tantas pessoas se guiam por ele.
Planejamento e orçamento da produção de vídeo
Com base no roteiro, todos os detalhes e custos da produção de vídeo devem ser planejados. As principais atividades a serem desenvolvidas são:
- estudo das datas de gravaçao;
- escolha de cenários/locação;
- definição dos apresentadores/locutores;
- definição das atrizes/atores;
- determinar as referências que serão seguidas;
- levantamento de custos, despesas e investimentos necessários para concretizar o projeto.
Equipamentos
Gravar vídeos com equipamentos amadores e falta de conhecimento pode acabar gerando resultados ruins, além de desperdiçar tempo e recursos. Dito isso, uma produtora de vídeo especializada utiliza equipamentos de alta qualidade para que a captação de imagens seja impecável.
Entre os equipamentos que você precisará para sua produção de vídeo, podemos citar os principais:
- câmeras para gravação de vídeo;
- tripés;
- steadicams ou estabilizadores eletrônicos (suporte específico para estabilizar a câmera);
- microfones externos;
- microfones de lapela;
- equipamentos de iluminação;
- equipamentos de captação de imagens aéreas (como drones).
Produção
Com o roteiro pronto e os equipamentos selecionados, já está na hora de dar início a produção de vídeo. A produção representa os bastidores do projeto, envolvendo o trabalho de uma equipe de profissionais para que tudo ocorra perfeitamente.
Edição e finalização
Após a etapa de produção, é hora de realizar a tarefa de maior responsabilidade do projeto: a edição. Em geral, a edição é o processo de selecionar as melhores cenas e takes, organizando-os de forma a transmitir a mensagem ao espectador com coerência e clareza.
É nesta etapa que devem ser adicionados recursos como efeitos visuais, trilhas sonoras, locuções, artes gráficas e todo o conceito do diretor. Afinal, a edição também é responsável por emocionar e impactar.
Por fim, é importante lembrar que existem inúmeros recursos, formatos e ações estratégicas diferentes que podem ser usados para promover uma marca, ideia, conceito ou instituição.
Por que investir na produção de vídeos?
Como já deu para entender, uma boa produção de conteúdo atrai clientes e leads para sua marca e ajuda fazendo com que ela cresça no mercado. Cada detalhe é importante e não basta apenas ficar atento à beleza estética das imagens e à criação de um bom conteúdo para os usuários.
Veja abaixo, 5 motivos pelos quais você e sua empresa devem passar a investir em vídeos:
É o formato mais consumido da internet
Hoje em dia, as pessoas assistem mais vídeos na internet do que na TV. Isso porque o conteúdo hospedado na internet e no youtube é de fácil acesso e as pessoas podem assistir quando e onde quiserem.
O mais importante disso tudo é que sua empresa não pode desperdiçar essa chance de publicar conteúdo que realmente vai interessar a sua audiência e com isso sua marca ganhar autoridade no segmento em que atua e conquistar o público.
Aumenta a visibilidade da sua empresa
Os vídeos também têm a vantagem de fazer com que você crie uma relação mais amigável com o seu público e gera conversões reais para seu negócio. Utilizar esse tipo de conteúdo gera muito mais engajamento, pois têm a propensão de ser mais consumido, devido ao formato ser mais romântico.
Melhora seu posicionamento nos mecanismos de busca
Investir na produção de conteúdo em vídeo também é um ótimo investimento para conseguir ter um retorno positivo em SEO, aparecendo no topo das páginas de pesquisa. O importante é responder as perguntas que sua persona pode ter sobre o seu negócio, já que o Google dá mais relevância para os vídeos que se relacionam de forma direta com a palavra-chave da busca.
As possibilidades de criação de conteúdo são infinitas
Você pode transformar todos os conteúdos textuais em vídeos, como listas, apresentação do produto, dicas de uso do seu produto, respostas a dúvidas frequentes, melhor modo de usá-lo e afins…
Opções não faltam na hora de criar um vídeo e, caso falte inspiração, vale a pena dar uma conferida no que a concorrência está fazendo e no que está “bombando” por aí, mas nada de cópia, essa pesquisa serve apenas para buscar referências e criar seu próprio material.
É possível estar em todas as redes sociais
Ao publicar um vídeo em uma plataforma como o Youtube, além de compartilhar esse conteúdo no blog da sua empresa, é possível também compartilhar de forma fácil em todas as redes sociais, como o WhatsApp, Facebook, Twitter e qualquer uma que você quiser. Com essa estratégia de conteúdos em vídeos compartilhados em todas as suas redes sociais, você ainda consegue potencializar o seu alcance e de forma gratuita.
Conclusão
Viu como só existem vantagens em investir na produção de vídeos? Então não perca tempo e entre em contato com a Hostconect, somos uma agência de marketing especializada e iremos tirar todas as suas dúvidas sobre.
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