Se você tem interesse em aprimorar as estratégias da sua empresa, é essencial saber a diferença entre Inbound e Outbound.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound é um conjunto de ações que vão ajudar a atrair potenciais clientes para sua empresa. Assim, cada função do Inbound deve ser criada de um modo que contribua para que o cliente evolua dentro do seu funil de vendas e com isso, feche negócio com a sua empresa.
No Inbound é necessário trabalhar com marketing digital, otimizar seu site e SEO, explorar mídias sociais e entre outras abordagens.
Existem 4 conceitos no Inbound Marketing, são eles:
Funil de vendas
Funil de vendas é estratégia em etapas, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda.É uma estratégia dividida em estágios que compõem toda a jornada de compra de um lead.
Seu principal objetivo, é conduzir o público que chega até você pelo seu site ou redes sociais e levá-lo até o fundo do funil, onde é feita a efetivação da compra e ele se torna de fato um cliente. Ou seja, com a produção de conteúdos relevantes, o tráfego do seu canal aumenta e contribui para que os leads avancem para as próximas etapas.
E-mail Marketing
Depois de feita a transição de lead, é necessário que você crie um canal de relacionamento com esse futuro cliente e isso é possível através do e-mail marketing.
Essa estratégia faz com que aumentem a intenção do cliente de fechar negócio com a sua empresa.
Landing Page
A Landing Page ajuda no processo quando a sua intenção é entrar em contato com os visitantes do site. Elas permitem que você crie vários pontos de contato com seus visitantes, para então, transformá-los em oportunidades.
SEO
O SEO é um conceito muito importante no Inbound Marketing, com ele, é possível realizar um investimento menor e ainda sim ter um bom retorno.
Os benefícios são muitos, mas entre eles é bom destacar o melhor ranqueamento das suas publicações e consequentemente uma necessidade menor de investimento em mídias pagas.
Vantagens e desvantagens do Inbound
A maior vantagem do Inbound, com certeza, é a maneira que seu público vai chegar e conhecer sua empresa e seu produto, além do relacionamento que terá com eles. Por ter uma forte interação e ser bem menos invasivo do que o Outbound, as técnicas de Inbound agradam as pessoas e o resultado de agradar o público, é a geração de leads.
Por outro lado, toda essa estratégia que fundamenta o Inbound marketing leva tempo para gerar resultados. Normalmente, o retorno do investimento vem a longo prazo, mas é importante ressaltar também que esse tempo mais longo é visto como uma vantagem, pois significa que muito provavelmente, os resultados gerados serão mais consistentes.
O que é Outbound Marketing?
O Outbound é chamado de marketing de interrupção, isto é, porque sua abordagem literalmente interrompe a rotina do cliente.
O Outbound Marketing é a estratégia na qual sua empresa busca de forma ativa novos clientes. Anúncios em rádio e televisão, publicidade em jornais e revistas, telemarketing ativo e muitos outros são exemplos de outbound.
Vantagens e desvantagens do Outbound
Uma vez que o trabalho do vendedor é essencial desde o início do processo, o Outbound costuma ser bastante eficiente para empresas que possuem mais recursos para investimento. O Outbound exige um investimento inicial em treinamento e ferramentas, fazendo com que, os retornos sejam em curto e médio prazo.
Uma outra vantagem que pode até ser considerada superior ao Inbound, é uma abordagem mais impessoal, feita através de outdoors, banners, comerciais de televisão e afins. Outro quesito vantajoso, é que muitas vezes o contato direto proposto pelas estratégias, é decisivo. Além disso, no Outbound a aquisição de novos clientes costuma ser mais rápida.
Porém, o lado negativo do Outbound é o alto custo de retorno sobre investimento. É bastante dinheiro, que muitas vezes não retorna na forma de um lead ou cliente. Por isso, o Outbound é mais indicado para aquelas empresas que possuem recursos para investir e têm pressa para conseguir novos clientes.
Qual a diferença entre Inbound e Outbound?
O primeiro passo para definir qual das duas abordagens seguir para atrair clientes para a sua empresa é saber a diferença entre elas.
O Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, é uma estratégia na qual são criadas diversas ações que têm como objetivo atrair potenciais compradores e convertê-los em clientes para a sua marca.
Já no Outbound Marketing, também chamado de marketing de interrupção, as ações são criadas pela sua empresa que interrompem o processo de compra do cliente, a fim de apresentar os seus produtos e serviços.
Resumindo, a diferença é que no Inbound o cliente chega até você e no Outbound, você vai atrás dele.
Conclusão
Agora que ficou simples de entender a diferença entre as duas abordagens, é hora de começar a pensar em qual delas você prefere seguir! Para facilitar, entre em contato com a Hostconect que iremos te auxiliar da melhor forma possível!
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